terça-feira, 15 de outubro de 2013

Semana da Alimentação tem extensa programação no Estado

Diversas atividades alusivas ao Dia Mundial de Alimentação, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o dia 16 de outubro, com o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional”, vão ser realizadas no Rio Grande do Sul. Para comemorar esta data, vários órgãos governamentais e da sociedade civil promovem a Semana da Alimentação, de 14 a 20 de outubro de 2013.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) convida a todos a participar da programação e a vivenciar, diretamente, com os envolvidos na produção de alimentos sustentáveis, que promovem a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades de pequenos agricultores. Veja a seguir a programação dos principais eventos a serem realizados pelos departamentos da SDR.

Mesa de Diálogo: Sustentabilidade do PAA no RS
Na terça-feira (15), será promovido um diálogo sobre questões de interesse comum dos Programas de Aquisição de Alimentos gerenciados no RS pela CONAB e pelo Governo do Estado, além da perspectiva de implementação de um Comitê Gestor comum para os projetos PAA – Conab e Governo do Estado.

O evento ocorre na sede da CONAB – RS, rua Quintino Bocaiúva, 57, Bairro Floresta.

Seminário PABE
A SDR vai realizar dois Seminários Regionais do Programa Estadual de Agricultura de Base Ecológica (PABE). Um deles na quarta-feira (16), no Salão Comunitário da Igreja Evangélica do município de Colinas (RS), com a participação da Associação de Mulheres Colinenses (AMC). Na sexta-feira (18), será realizado o outro Seminário Regional, no Colégio Agrícola de Erechim (RS). Esta atividade é realizada pelo Departamento de Agricultura Familiar (DAF/SDR). Participam agricultores, a Emater/RS-Ascar, o Núcleo de Agroecologia da SDR, o CETAP, o CAPA e autoridades locais.

Ambos os eventos têm como proposta a de divulgar o PABE, apoiando a produção ecológica em todas as regiões, possibilitando um espaço de reflexão e intercâmbio de informações, oportunizando a aproximação dos atores envolvidos.

Dos eventos, devem sair propostas para o Congresso Brasileiro de Agroecologia, que ocorre de 25 a 28 de novembro, em Porto Alegre(RS).

Audiência Pública sobre Sistemas Alimentares
Na quarta-feira (16), haverá uma Audiência Pública sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 9h, e, às 18h30, no mesmo local, a exibição do filme “O Veneno está na Mesa”.

Dia de Campo no Assentamento “Filhos de Sepé”
Na próxima quinta-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), por meio do Departamento de Desenvolvimento Agrário (DDA), promove uma atividade comemorativa à produção agroecológica de alimentos no assentamento de reforma agrária “Filhos de Sepé”, localizado no município de Viamão (RS). O evento proporcionará visita em áreas de produção agroecológica, ato e almoço de encerramento com alimentos orgânicos.

Participam da organização deste evento a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos - COOPTEC, Assentamento Filhos de Sepé/Viamão, Emater/RS-Ascar e o Departamento de Desenvolvimento Agrário – DDA/SDR.

Seminário PEC/RS
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR realiza o 1º Seminário Estadual de Avaliação do Programa de Extensão Cooperativa – PEC-RS. O evento vai ser nos dias 17 e 18 de outubro (quinta e sexta-feira), no Hotel Embaixador - Rua Jerônimo Coelho, 354 – Porto Alegre/RS. A abertura acontecerá dia 17 de outubro, às 11 horas. O Evento objetiva avaliar as ações de acompanhamento, desenvolvidas pelas equipes de Assistência Técnica junto às cooperativas da agricultura familiar e da economia solidária do Rio Grande do Sul, tendo em vista a qualificação desse importante setor para o desenvolvimento do Estado. Presenças podem ser confirmadas até o dia 14 (segunda-feira) com Alice, no endereço eletrônico  cooperativismo@sdr.rs.gov.br ou no fone (51) 3218-3378.

Feira Agroecológica
Na quinta-feira (17), no Escritório Central da Emater/RS-Ascar será realizada uma Feira Agroecológica que irá comercializar produtos orgânicos de agricultores familiares da região Metropolitana. Serão, aproximadamente, 10 produtores e três agroindústrias ofertando produtos in natura e agroindustrializados para os empregados da Instituição e para os “vizinhos” do prédio, situado na Rua Botafogo, 1051, no Menino Deus.

Praça de Segurança Alimentar e Nutricional
Evento já tradicional no encerramento da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá diversas instituições junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha, no domingo (20), durante todo o dia. No local, a Emater/RS-Ascar irá apresentar a exposição Biblioteca Viva, que traz mostra de sementes crioulas, e, por meio de uma parceria com o Banrisul, irá distribuir sementes crioulas.

A Semana é coordenada por um conjunto de entidades promotoras, entre elas a Emater/RS-Ascar, e recebe a adesão de diversas organizações da sociedade civil e de governo, localizadas na Capital e nos municípios do Rio Grande do Sul. Mediante essa parceria, a Semana da Alimentação RS constitui-se em um amplo conjunto de iniciativas que, ao abrigo da temática estabelecida anualmente pela FAO, propicia informações, formação, manifestações, estudos, debates e encaminhamentos a respeito da Segurança Alimentar e Nutricional e seus fundamentos principais, que são o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Soberania Alimentar.

A programação da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul pode ser acessada em:

www.semanadaalimentacao2013.wordpress.com 
https://www.facebook.com/semanadaalimentacaors2013  

Nenhum comentário: