quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cientista Político lança livro ‘Transparência e controle na era digital: a agenda da democracia brasileira’

Como a presença dos governos na Internet pode favorecer o Estado Democrático de Direito. Esta é a pergunta que o cientista político Ilton Freitas busca responder no livro Transparência e controle na era digital: a agenda da democracia brasileira, que será lançado na próxima quinta-feira (7.11), às 19 horas, no Variettá Bistro (Shopping Rua da Praia, 2º andar). Publicado pela editora Armazém Digital, a obra também estará sendo autografada na Feira do Livro no dia 13 de novembro, às 19 horas.

Resultado de uma tese de doutorado defendida em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na UFRGS, a publicação constrói-se sobre a hipótese de que os governos democráticos, através de seus portais na Internet, tornam suas ações mais transparentes e permitem aos cidadãos um maior conhecimento e controle das atividades governamentais.

“Se a Internet enseja governos mais transparentes, podemos tentar forjar a hipótese de que a demanda social por fiscalização e controle sobre governantes poderá aumentar nos próximos anos. A rigor o controle sobre os governantes, mais precisamente sobre os resultados e o desempenho dos agentes públicos, é um tema caro à teoria democrática”, analisa Freitas.

Utilizando-se de uma extensa bibliografia, o autor enfrenta neste livro uma das questões mais urgentes da democracia contemporânea em todo o mundo: a criação de instrumentos que viabilizem maior transparência dos atos governamentais e maior controle dos cidadãos sobre as ações dos governos. Nesse sentido as tecnologias da informação podem contribuir para uma maior interação  entre os governos e os cidadãos, gerando novos padrões e mais qualidade para as nossas democracias.

O texto vai além e afirma que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, ao ampliarem as interações comunicativas na sociedade contemporânea, permitindo uma maior circulação das informações governamentais, podem contribuir para a afirmação de um padrão de democracia menos delegativa e, por conseguinte, mais consoante com as demandas sociais por transparência e controle dos cidadãos sobre os governos.

Sobre o autor
Ilton Freitas é Doutor em Ciência Política pela UFRGS e pesquisador associado do Centro de Estudos Internacionais de Governos (CEGOV/UFRGS). Coordenou o programa de inclusão digital da Prefeitura de Porto Alegre (2001-2004) e atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal. Atualmente trabalha na assessoria de Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: