sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Artigo - Hospital moderno aos 70 anos

Por Luiz Augusto Pereira
Médico, presidente do Hospital Parque Belém

O Hospital Parque Belém completa, neste sábado, dia 12 de outubro, 70 anos da inauguração, feita pelo presidente Getulio Vargas. O Hospital Sanatório Belém surgiu do interesse de um grupo de amigos, chefiados pelo professor Manoel José Pereira Filho, de criar um espaço para estudar e combater um dos grandes flagelos da época: a tuberculose. Em 1938, o então presidente da República, Getulio Vargas, demonstrou interesse na empreitada de Pereira Filho e encaminhou aportes para a conclusão da primeira fase das obras. O então presidente veio pessoalmente à capital gaúcha, acompanhado de seu corpo ministerial, para inaugurar o sanatório e congratular todos os seus colaboradores.

Com o passar dos anos, o hospital consolidou-se como referência de grande contribuição para saúde pública da comunidade da zona Sul e também de outras regiões de Porto Alegre, assim como de outras cidades do Estado. O HPB está realizando muitas melhorias em benefício à população. Dispõe do serviço de radioimagem, adquiriu um moderno tomógrafo que está funcionando normalmente e se encontra à disposição, prioritariamente, dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).  Foi instalado um novo raio X fixo com resultados online, e  o  laboratório de análises bioquímicas está funcionando com plantão 24 horas.

O hospital pretende contar com uma porta de entrada (emergência) considerada a maior reinvindicação da região. Estamos aguardando a liberação das verbas necessárias para que o setor de emergência funcione. Recentemente concluímos as obras físicas, com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, para entrar em funcionamento, precisamos da liberação de recursos, que já foram aprovados pelo Ministério da Saúde, para equipar o setor e contratar pessoal.

Nenhum comentário: