sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JANTAR TEMÁTICO: Grupo debateu jornadas de junho


Militantes petistas participaram, na noite desta última quinta-feira, 26, na sede do PT de Porto Alegre, de um jantar seguido de bate-papo sobre as jornadas de junho em Porto Alegre e no Brasil. No encontro, que reuniu cerca de 20 pessoas, os palestrantes refletiram sobre os acontecimentos que causaram perplexidade ao país e ao mundo.

O jornalista e publicitário Paulo Cezar Rosa lembrou que em 500 anos de história o Brasil teve menos de 30 anos de democracia e questionou os motivos e a forma que levaram os manifestantes a saírem para as ruas. “Essas manifestação estão na contramão do processo democrático que estamos vivendo hoje com Lula e Dilma”, disse ele, ao acrescentar que é preciso agora agregar dois novos conceitos ao raciocínio político no mundo atual: “a ideia de mudança e o fato de que vivemos numa crise permanente”, opinou.

Motivados inicialmente por melhorias no transporte coletivo, milhares de brasileiros aderiram às manifestações do Bloco de Lutas e saíram às ruas para protestar contra a institucionalidade política, a mídia, as injustiças sociais, a falta de qualidade dos serviços públicos, a piora sensível do padrão de vida nas metrópoles e o impacto do consumo nas famílias. Para o estudante de Ciências Sociais Fernando Ramalho Franco, a principal causa das reivindicações estava justamente atrelada à falência institucional dos partidos e entidades.

“Representantes estão agindo não só de uma maneira descolada, mas hostil perante o representado”. Ele acredita, entretanto, que o conjunto de manifestações foi positivo. “Em sociedades democráticas, multidões nas ruas, sejam elas representadas por militantes de direita ou de esquerda, podem ser um claro sinal de importantes mudanças democráticas, pois obrigam as instituições a refletir”.

Além de militantes, o encontro contou com a participação do presidente do PT da capital Adeli Sell, e de seu vice, Rodrigo Oliveira. Um segundo debate sobre o assunto está agendado para a próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, também na sede do PT. Adesões pelo telefone 3211 4888.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: