quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gestão em foco, administração sem marca


Quase seis meses se passaram, e os novos prefeitos não acharam o foco. Nota-se uma movimentação sem precedentes para mostrar serviço. Mas estarão tomando o rumo certo?

Há um corre-corre a Porto Alegre e Brasília, atrás de projetos e verbas, sem terem definido clara e objetivamente o que é prioritário, o que importa para melhorar a vida das pessoas.

A razão primeira de qualquer administração é melhorar a vida de seu povo. E para tal é preciso ter foco, para poder deixar sua marca.

É claro que ninguém governa em linha reta o tempo todo, pois há paradas, desvios, recuos. Mas andando em zigue-zague ninguém sai do lugar. Simplesmente amassa barro.

É chegada a hora, a hora de dar uma parada para uma calibrada, olhar para todos os cenários e ver o rumo a tomar.

É hora de reunir o secretariado, principais gestores e apoiadores para um exame calmo, minucioso e sem passionalismos. Ouvir, ouvir, ouvir. Aceitar críticas. Bom auxiliar, senhor prefeito, é aquele que fala a verdade. Nenhum gestor precisa de bajuladores, porque eles se somam ao natural.

Mas não fique nas constatações. É imperioso tomar decisões, buscar novos caminhos, abrir novas trilhas, seguras, sem dar margem a  se atolar por  passos mal dados.

Cada governo tem que ter a sua marca. E para deixar uma marca é preciso ter ousadia, foco, planejamento estratégico, acompanhamento das metas propostas, correção de rumo, mudanças nas equipes (se for o caso) e coragem sobremaneira.

Vir para Porto Alegre e ir a Brasília atrás de projetos e recursos é louvável e correto, desde que se tenha um norte a seguir. Recursos existem para bons projetos, para aqueles que sabem onde querem chegar.

Se não tiver pessoas com capacitação no local, buscar uma assessoria ou consultoria é correta, mas fique atento, pois os milagreiros estão  aí para vender "facilidades" que não só não levam a nada, mas podem colocar um prefeito numa fria, respondendo processos no futuro.

Mente aberta, coração generoso, com foco na vida de seu povo. E deixe sua marca!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem colocado, o glamour já passou, agora é estudos e linhas com conteúdos técnicos para buscar recursos. Muito suor.

Sgt Alex - Bombeiro / RS