quinta-feira, 16 de maio de 2013

Após 15 anos, navio paraguaio é retirado do Cais do Porto


Embarcação foi retirada do Cais do Porto com o auxílio de dois rebocadores Crédito: André Ávila

Após 15 anos atracado no Cais de Porto Alegre, o navio paraguaio Bernardino Caballero deixou a área na manhã desta quarta-feira. Para a operação de retirada da embarcação foram necessários dois rebocadores. O navio será levado para Triunfo, onde terá suas partes desmanchadas e transformadas em chapa. Apesar da ferrugem, o casco está em boas condições.

A empresa Riosul Comércio de Metais Ltda anunciou a retirada da embarcação após receber notificação da delegacia da Capitania dos Portos. O navio já deveria ter saído do Cais do Porto, mas atrasou em função de um termo de ajuste com prazo de 120 dias para extensão do tempo de permanência na área, que venceria no final deste mês.

O superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, disse que a medida foi estabelecida de acordo com o tamanho das embarcações e da complexidade de operação que cada uma delas exige para ser rebocada. O primeiro navio a ser retirado do Cais do Porto foi o José Felix Estigarríbia, também paraguaio, em janeiro.

As embarcações atracadas há mais de 15 anos no Cais do Porto foram leiloadas em março de 2012 e arrematadas pela empresa Riosul. Ambas foram arrematadas pelo lance mínimo de R$ 367,5 mil e R$ 645 mil pela Riosul, respectivamente.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: