sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Embora assuma postura revolucionária, PT deve ousar mais no que se refere à inclusão dos negros nas instâncias partidárias e de poder


José Reis, secretário-geral do PT-POA
O PT de Porto Alegre abriu ontem (17.01) a temporada de almoços temáticos de 2013. O tema de partida foi escolhido com cautela pelo presidente do partido, Adeli Sell. “Queremos debater a contribuição do negro na formação do PT não apenas sob o prisma da setorial ou do núcleo, mas do partido como um todo, pois sabemos que ainda temos muito por fazer”, avisou o dirigente, ao saudar os mais de 60 militantes presentes no almoço.

Painelista do dia, o secretário geral do PT municipal, José Reis, fez um pequeno resgate histórico antes de analisar o momento atual. Segundo ele, na década de 70, boa parte da militância do movimento negro se somou às lutas do PT, fundado em fevereiro de 1980, com o propósito de combater as desigualdades sociais e raciais existentes no País naquela época.

Reis também se queixou da contradição avistada nas administrações petistas. Segundo ele, um partido que diz lutar pelas causas étnicas não expressa essa bandeira na hora em que está no poder. “Basta ver nossas gestões no governo do Estado. Nem Olívio Dutra, nem Tarso Genro constituíram uma secretaria específica destinada às questões raciais no Estado”, lamentou.

Já no município, ao longo dos dezesseis anos de administração petista, embora os negros tenham ocupado cargos de confiança ou cargos de direção partidária, sempre ocuparam os menores na hierarquia de poder. “Em 16 anos de governo, o PT colocou apenas dois representantes negros no primeiro escalão”, criticou ao refletir sobre o fato de mesmo tratando-se de um partido político que nasceu com o propósito de garantir direitos iguais, combater a discriminação e as desigualdades, o PT termina, muitas vezes, por reproduzir as diferenças no seu interior.

Eleições 2012
O secretário geral do PT-POA também avaliou a participação dos negros na nominata apresentada pelo PT em 2012. “Esta eleição foi o pleito em que mais tivemos candidatos negros em Porto Alegre. De um total de 96 nomes, 12 eram do PT”, lembrou. Deste montante, no entanto, apenas quatro candidatos alcançaram os mil votos.

Governo Federal
Mas nem só de críticas se construiu a fala do secretário. Reis reconheceu, por outro lado, que o partido já inspirou avanços em nível nacional. Citou como exemplo a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, resultado do reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro brasileiro.

A secretaria nasceu com a finalidade de formular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial, bem como coordenar políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos, com ênfase na população negra, afetados por discriminação racial e demais formas de intolerância. “O PT vai fazer 33 anos, se é verdade que o partido assume uma postura revolucionária neste tema, também é verdade que deve ousar mais”, finalizou.

MinC incentiva a cultura negra
Na oportunidade, a representante do Ministério da Cultura no RS, Margarete Moraes, reforçou a divulgação dos cinco editais de valorização da cultura negra. Lançados no dia 20 de novembro, como parte da celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, os editais do MinC tiveram escassa divulgação e, por consequência, poucas adesões na região sul e especialmente no Rio Grande do Sul.  Assim, o Ministério estendeu prazos de inscrição até 25 de março.

Margarete também anunciou que o MinC está elaborando cadastros para identificar e registrar criadores negros e entidades dedicadas a valorização da cultura afrodescendente em todo o Brasil. Mais informações em www.cultura.gov.br.

Os almoços temáticos ocorrem sempre no Centro de Eventos Iole Kunze, localizado na sede municipal (João Pessoa, 785). Na próxima edição, sexta-feira (25.01), o tema será “A pé ou de bicicleta - o caminho para a Sustentabilidade”, com o vereador Marcelo Sgarbossa. Adesões podem ser feitas pelo telefone 3211 4888.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: