segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Encontro da ULD tem presença de José Dirceu e indica Valdeci Oliveira para PED 2013



Prestigiado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e pela ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, o II Encontro Estadual da Unidade e Luta Democrática, realizado na manhã deste sábado (15), mobilizou centenas de lideranças da corrente. Representantes de diversas regiões do Estado compareceram ao salão de eventos da Igreja Pompeia para realizar um balanço de 2012, planejar as ações e estratégias da corrente para o próximo ano e escutar as avaliações das principais lideranças da ULD, o deputado federal Paulo Ferreira, os secretários estaduais João Motta e Ivar Pavan e os deputados estaduais Valdeci Oliveira, Adão Villaverde e Marisa Formolo. A atividade teve ainda a participação dos presidentes estadual e municipal do PT, Raul Pont e Adeli Sell, respectivamente, de integrantes do diretório estadual e de representantes de outras correntes do partido.

Recebido aos gritos de "Dirceu, guerreiro do povo brasileiro" pelo plenário lotado, o ex-ministro recebeu as manifestações de apoio de todas as lideranças presentes e falou sobre a conjuntura atual do Brasil, sobre as mudanças realizadas nos 10 anos de governos do Partido dos Trabalhadores e sobre as importantes reformas que ainda precisam ser efetuadas. Ele discorreu ainda sobre sua condenação na ação penal 470. "Foi um julgamento de exceção, que condenou sem provas, sem presunção de inocência. O julgamento foi transformado em algo político, de criminalização do partido", afirmou. Segundo Dirceu, em 2013 o PT precisa fazer uma grande mobilização nacional e buscar a unidade partidária e a ampliação das discussões no partido.

Seguindo a avaliação da conjuntura nacional iniciada por José Dirceu, o deputado Paulo Ferreira ressaltou o compromisso do governo federal com a transformação social através de programas que melhoram e seguem melhorando a vida de milhões de brasileiros. "Se seguirmos neste ritmo, em 2014 provavelmente teremos uma taxa de miséria de cerca de 3%, inferior a dos Estados Unidos", destacou. O deputado Adão Villaverde também ressaltou seu apoio a José Dirceu e enfatizou que o Brasil avançará mais quando conseguirmos passar de uma democracia meramente formal para a democracia em todos os setores da sociedade.

Os secretários João Motta e Ivar Pavan, juntamente com o deputado Valdeci Oliveira, líder do governo Tarso na Assembleia, explicaram aos presentes sobre os avanços da atual gestão e sobre as perspectivas para os próximos dois anos de governo.

Valdeci indicado como candidato à presidência do PT/RS
Após as falas, o coordenador da corrente Gerson Almeida destacou que o desafio da ULD para 2013 é aprofundar o processo de construção de uma nova maioria no partido. Segundo ele, a ULD tem a responsabilidade de liderar e de trabalhar pela unificação do partido. Representando toda a diretoria da corrente, ele apresentou o nome do deputado estadual Valdeci Oliveira como candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores gaúcho nas eleições internas de 2013.

Adeli é consultado para disputar a reeleição
O atual presidente do PT de Porto Alegre, vereador Adeli Sell, foi consultado por militantes do Partido na capital para concorrer à reeleição. Adeli disse que apesar do êxito da sua gestão, ainda não tomou a decisão, pois pretende fazer um amplo diálogo na base do partido, pois não quer ser candidato de si mesmo, nem apenas de sua corrente política.


Por Natália Alles (MTB 13.601)

Nenhum comentário: