segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bombeiros: profissionais sem identidade e sem dignidade a serviço da sociedade gaúcha

Hoje dia 02 de julho é o dia nacional do Bombeiro, ele como funcionário público mais do que dedicar seu trabalho à sociedade, ele doa sua própria existência, se preciso for, para salvar vida e patrimônio alheio.

Mas quem são esses os homens e mulheres que desempenham a atividade de Bombeiro no Estado do Rio Grande do Sul? Atividade esta reconhecida como única e essencial para a sociedade desde os primórdios da humanidade!

Primeiramente, no Rio Grande do Sul, são formalmente Policiais Militares com especialização em prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, entre outras inúmeras demandas inerentes à atividade de Bombeiro, estando presente nas mais diversas circunstancias calamitosas em que a sociedade necessita ser socorrida, como em: vendavais, enchentes, secas, incêndios, acidentes e ainda salvando animais.

Segundo, são funcionários públicos estaduais investidos de fato e moralmente, na atividade de Bombeiro, porém, inexistentes de direito, uma vez em que o Estado lhes consagra e lhes identifica como policiais e, como se não bastasse, lhes mantém em uma estrutura voltada para atividade Policial.

Estes homens e mulheres vivem um dilema: São ou não são Bombeiros, pois não possuem identidade, auto-estima e dignidade profissional de seus pares dos outros 23 Estados do país, cuja corporação já conquistou independência da Instituição Policial Militar.

No dia-a-dia da caserna, faxina, serviços de guarda, formaturas e representações em eventos, funções de telefonistas, recepcionistas e atividades burocráticas fazem parte da rotina desses profissionais que ano após ano lideram a lista das profissões mais reconhecidas tanto do Brasil como Mundo.

Será que, neste contexto, podem ser chamados de profissionais? Com certeza não. Pois, profissional estuda, treina, se especializa já os nossos Bombeiros não podem, pois além de realizarem atividades extras que não agregam conhecimento técnico, quando deveriam estar treinando e estudando, muitos acabam desviados de sua função principal que é SER BOMBEIRO!

Esta realidade deve-se a subordinação do Corpo de Bombeiros tem a Polícia Militar, no nosso caso a Brigada Militar que impede os Bombeiros de progredir, buscar aperfeiçoamento técnico profissional e, conseqüentemente, acompanhar os avanços tecnológicos que lhes tornariam de fato eficientes no cumprimento da missão de salvar vidas e patrimônio no Estado do Rio Grande do Sul.

Qual é o profissional que não tem orgulho de falar de sua atividade e de ser reconhecido pela sociedade. Os Bombeiros tem orgulho de ser, porém, não são reconhecidos, identificados pela sociedade.

Quando falamos em querer ser de fato Bombeiros, não estamos menosprezando a atividade policial militar, ao contrário, a respeitamos pelo seu trabalho e importância para sociedade!    

Já somos Bombeiros na prática e moralmente, necessitamos ser reconhecidos formalmente e legalmente para ter nossa identidade profissional reconhecida, para possuir auto-estima e conquistar nossa dignidade.

Ubirajara Pereira Ramos, Coordenador-geral da Associação de Bombeiros do RS (Abergs)

Nenhum comentário: