domingo, 17 de junho de 2012

PT analisa propostas para valorizar e expandir as políticas de segurança na Capital

O almoço aconteceu no Centro de Eventos Iole Kunze,
na sede municipal do PT
Mais uma edição dos Almoços Temáticos, organizado pelo PT de Porto Alegre, foi realizada na última sexta-feira (15.06). Sob os olhares atentos do pré-candidato petista Adão Villaverde, o presidente municipal Adeli Sell, acompanhado do Coronel Juarez Fernandes, Tenente Coronel Roget Kopczynski da Rosa e o Capitão Endrigo Silva Silveira falaram sobre os desafios da Defesa Civil e da Guarda Municipal na garantia plena da segurança dos porto-alegrenses. O almoço foi realizado no Centro de Eventos Iole Kunze, na sede municipal do PT.

O comandante dos Bombeiros de Porto Alegre, tenente coronel Roget Kopczynski da Rosa revelou sua maior preocupação: a ausência de políticas que fortaleçam e incentivem as ações preventivas no município de Porto Alegre. “A preocupação com a defesa civil ainda é algo muito recente no Brasil (...) mas ela poderia se tornar uma Secretaria vultosa caso recebesse os incentivos necessários. Assim, poderíamos investir na prevenção”, argumentou.

Para reduzir os desastres, desde a prevenção até a recuperação, a Defesa Civil desenvolve suas atividades em quatro fases, segundo explicou o tenente coronel: Preventiva: momento de elaboração de planos e dos exercícios simulados, visando à autodefesa; Socorro: atuam direto nos efeitos do sinistro; Assistencial: os trabalhos ocorrem concomitante ou logo depois do da emergência. Constituem-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida; e Recuperativa: fase recuperativa nas obras para reparos dos danos é a mais longa e onerosa.

Neste período, segundo Rosa, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres, área ainda pouco trabalhada pelos gestores públicos.

Guarda Municipal
Traçando um paralelo com outros países, o Capitão Endrigo Silva Silveira acredita que nossa sociedade vive uma crise de confiança e de interesses e por isso precisa buscar a atuação transversal da Guarda, agregando ao serviço a imagem de confiança. “A segurança pública precisa ter identidade para o município. Assumir o seu papel e adquirir confiança das pessoas”.

Endrigo foi bastante elogiado pela sua apresentação, ao citar conceitos e identidades de outros países, como a excelência nos serviços de mobilidade em cidades como Londres, na Inglaterra, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Melbourne, na Austrália. São cidades que construíram a sua identidade de excelência através de ícones, com é o caso dos ônibus de 2 andares de Londres e os táxis amarelos de Nova Iorque.

Para o pré-candidato Adão Villaverde, o PT tem tudo para apresentar um projeto inovador e ousado. “Estamos determinados e provocados a realizar um enfrentamento à violência nesta cidade e garantir a segurança plena dos nossos cidadãos”, pontuou Villaverde.

Também contribuíram com o debate o ex-vereador Cyro Martini, os pré-candidatos Marcelo Sgarbossa (integrantes do movimento Massa Crítica) e Alberto Kopittke e Reginete Bispo, Membro da Executiva Municipal do PT.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: