sexta-feira, 22 de junho de 2012

Boletim especial Nº 1589/12 - 22 de junho de 2012


“Os deuses deram ao homem o intelecto, que é a maior de todas as riquezas” - Sófocles

O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre convida todos os militantes, dirigentes e simpatizantes para participar, no próximo domingo (24/06), do Ato Político de Homologação da candidatura do deputado Adão Villaverde à prefeitura de Porto Alegre. A atividade ocorre a partir das 11 horas no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado (Praça Marechal Deodoro, 101). Informações pelo fone (51) 3211.4888.

O FAZER POLÍTICA
Sou vereador da capital e presido o Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre, respondo por questões referentes ao meu Partido, como as coligações que faz e deixa de fazer, tanto em âmbito municipal como nos âmbitos estadual e nacional.

Nos últimos dias, a aliança entre o PT de São Paulo com o PP - com o aval do companheiro Lula - pautou a mídia e os comentários de todo o Brasil. Apesar de diferenças ideológicas, esse partido está na base dos governos do PT em nível federal. Como representante petista, devo responder também a essa situação.

POLÍTICA MODERNA
Mas e o símbolo Maluf? O filhote da ditadura, como dizia Brizola. O “rouba, mas faz”, segundo os paulistanos - ouvi isto de muitos, especialmente dos taxistas da capital paulista. Por isso, não posso falar pela direção nacional do partido, pois apesar de já ter feito parte dela, sou apenas presidente do PT local. Temos que pensar como pensam os paulistanos, cujo potencial de eleitores, segundo me dizem, ainda tem um quarto deles ligados direta ou indiretamente ao malufismo, uma forma de pensar e entender (se é possível dizer isto) a política.

Um contingente quase igual de jovens “dá uma banana” para a política e para os políticos, vivem noutra realidade, viram as costas para a gestão pública, fazem parte de guetos, de tribos, mas dentro delas se acham os únicos. Ou seja, estão tomados pela postura individualista.

OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS
A boa política brasileira perdeu certamente com a publicação da foto e com o aperto de mãos. E Erundina “saltou fora do barco” porque a opinião pública e a mídia cobraram, pois ela sabia dos acordos. Logo, não me enche de orgulho sua posição, pelo contrário, me gera uma tremenda dúvida sobre suas posições. Acho que ganhou o oportunismo dela, e não sua postura diferenciada e ética.

Não queremos ser mais nem melhores do que os outros. Apenas queremos reafirmar nossa postura pela ética, pelo trabalho e pela coragem no que se refere ao público, na nossa ação como vereador e como dirigente partidário. Há uma lógica e um pensamento predominante atualmente dentro do PT paulistano e num largo número de petistas de que o maior mal do país é o pensamento e a ação do PSDB, encarnado na figura de José Serra. E aí “valem” as ações para formar uma “aliança” que os derrote, PSDB e Serra.

Para nós daqui, que temos o PSDB como partido nanico, sem força; que conhecemos a ex-governadora que saiu chamuscada do governo, perdeu peso na sociedade, temos uma outra visão. Na minha opinião, os fins não justificam os meios. Temos que alcançar nossos objetivos por ações de acúmulo de forças, com alianças alicerçadas em confluência de ideias, não juntando base e barro, para subir ao topo do monte e olhar de cima para baixo, dizer: vencemos.

Venceremos o atraso, o conservadorismo, a falta de postura ética com posturas claras, tanto na política, quanto na ideologia, como por ações práticas em defesa do bem comum.

Nenhum comentário: