segunda-feira, 11 de junho de 2012

Futuro do 4º Distrito passa pela revitalização dos prédios

O 4° Distrito tem uma localização estratégica, fica a poucos minutos do Centro Histórico, da Rodoviária, do Aeroporto, da entrada e da saída da cidade, além de bairros tradicionais como o Moinhos de Vento. Soma-se à excelente localização, o fato de a região apresentar uma enorme quantidade de prédios que são patrimônio cultural da cidade.

Porto Alegre Hostel Boutique
Na última sexta-feira o vereador Adeli Sell percorreu as ruas do bairro procurando exemplos de prédios históricos, já revitalizados pela iniciativa privada ou abandonados pelo poder público. Há edificações que já estão sendo restauradas, como é o caso do Porto Alegre Hostel Boutique, localizado na rua São Carlos, esquina com a rua Gaspar Martins. O proprietário Carlos Augusto Silveira Alves, ao inaugurar o local no final do ano passado, devolveu tranqüilidade e segurança aos moradores da região.

Edifício projetado por José Lutzenberger
Semelhante iniciativa está ocorrendo próximo dali, na Hoffmann com a São Carlos. Um lindo edifício construído por José Lutzenberger, artista plástico responsável pelas belas edificações de Porto Alegre do século passado e pai do ambientalista, está sendo reerguido no local por João Wallig Neto. O projeto prevê um Centro de Cultura Digital.  

Estas e outras tantas iniciativas mostram que o 4º Distrito já está sendo repensado. Na avaliação do vereador Adeli Sell, um maior empenho do Poder Público para intervir junto aos empresários e moradores da região, estimulando e organizando a iniciativa privada para que o projeto possa se desenvolver de forma plena ainda se faz necessário. "Meu objetivo é suscitar o debate. Fazer com que as futuras administrações, aliadas à iniciativa privada, pensem em como dar um novo uso aos prédios históricos da região. Precisamos, sem deixar de lado suas características marcantes, dar um ar moderno que reflita no crescimento do 4º Distrito", argumentou Adeli.

Veja alguns exemplos de construções já revitalizadas.





Por Tatiana Feldens, Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: