quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comunidade quer providências sobre lixo e trânsito

Agentes da EPTC e DMLU com vereadores Goulart, Rubem Berta e Adeli
Acúmulo de lixo, atrasos em horários de ônibus urbano e insegurança de pedestres em relação ao volume de trânsito da Avenida Guaíba, via que separa a Vila dos Pescadores do bairro Assunção, foram os principais problemas citados por moradores desta localidade à Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Realizada na noite desta quinta-feira (24/5), no Salão Cultural da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, a reunião teve a presença de mais de quatro dezenas de moradores da vila.

Presidente da Cuthab, o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) disse que todas as questões serão encaminhadas aos órgãos públicos diretamente ligados. “Mas, após esse encaminhamento, a comunidade precisa nos ajudar a fiscalizar as ações solicitadas.” O vereador Adeli Sell (PT) sugeriu ser oficiada também a Vigilância Sanitária sobre os problemas de limpeza que causam o aparecimento de ratos e vetores, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para as podas solicitadas. Já o vereador Dr. Goulart (PTB) disse ser necessário aumentar a fiscalização da prefeitura para o lixo e o trânsito.

Reivindicações
Moradora do bairro, Nilciomara Silveira, ao listar as reivindicações da comunidade, lembrou que a Avenida Guaíba recebe a linha do ônibus turismo. “Não queremos deixar má impressão para quem visita a cidade”, salientou ao se referir sobre o acúmulo de lixo. Ela lembrou ainda que houve um envelhecimento na população, motivo pelo qual o trânsito intenso na avenida causa preocupação. “Os moradores também querem deixar seus carros em casa, mas os horários de ônibus são muito irregulares”, reclamou ao dizer que, em finais de semana, algumas das linhas tem uma espera de 40 minutos a uma hora.

José Carlos Rodrigues, outro dos moradores a se manifestar, além de pedir a poda das árvores, que, pelo acúmulo de folhas, causam o entupimento de bueiros, reforçou solicitação de Nilciomara sobre providencias para a praça Tabira, localizada no final das Avenidas Guaíba e Pereira Passos. Esse local é utilizado por crianças nos finais de semana para jogos e brincadeiras, contudo, fica em terreno com acentuado declive. “Seguido a bola rola para as ruas e as crianças correm atrás”, lembrou Nilciomara. Os moradores querem, para os finais de semana, o fechamento destas ruas como locais de lazer.

Explicações
Fábio Castilho, arquiteto da EPTC, lembrou aos moradores da Vila dos Pescadores que, para a instalação de faixa de segurança, conforme solicitado, devem ser obedecidas especificações técnicas. “Levarei as reivindicações para a EPTC”, prometeu. Castilho disse ainda que as três linhas de ônibus que atendem o bairro, Assunção, Pereira Passos e Circular, conforme relatório, não apresentam lotação. “Os atrasos são causados pelo volume de tráfego em determinados horários. E o grande número de carros novos nas ruas só piora a situação. Nas horas de pico a cidade para e os ônibus não conseguem chegar nos horários”, explicou.

Do DMLU, a coordenadora de Assessoria Comunitária Cíntia Elizabete Ferreira lembrou que, em abril, esteve na vila, em reunião com os moradores, quando foram orientados a reclamarem ao departamento por telefone sobre os problemas de lixo. “Também distribuímos material sobre dias de coleta domiciliar e seletiva”. Cíntia anunciou na reunião que a Pescadores está sendo contemplada com o projeto Destino Certo, local para descarte de madeiras, caliças e outras sobras. “Fica a 500 metros deste salão”, destacou. A coordenadora disse ainda que os moradores devem ligar para a capatazia do DMLU para o recolhimento daquilo que a coleta domiciliar não leva.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154), CMPA

Nenhum comentário: