segunda-feira, 28 de maio de 2012

Adeli Sell apresenta soluções para a mobilidade

Confira a seguir artigo elaborado pelo vereador Adeli Sell (PT) sobre os problemas de mobilidade urbana e os caminhos que a cidade deve seguir para resolver esse conflito:

"Moro numa cidade que busca soluções para enfrentar problemas como o crescimento acelerado da frota de veículos, especialmente os particulares, e o estabelecimento de uma harmonia entre os diversos modos de transporte (seja a pé, de bicicleta, ônibus, metrô, motos ou carros particulares). Falo da minha querida Porto Alegre, cidade que escolhi para morar 40 anos atrás.

Por quatro vezes fui eleito vereador desta cidade. Por isso, sinto-me na obrigação de sugerir melhorias para o nosso trânsito, cada dia mais caótico e desumano.

É imperioso que se inicie uma ampla campanha de educação para o trânsito, tanto para pedestres quanto para motoristas. E mais, a educação deve começar cedo. Aos nossos olhos, vemos indivíduo começando a se preocupar com as informações sobre trânsito quando está na época de “tirar a carteira de motorista”. Aí, é aquele corre-corre e aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, sem o fundamental recorte humanista no ensino da mobilidade.

Também precisamos de agentes de trânsito qualificados, com postura de liderança e autoridade, abordando os infratores, seja ele motorista ou pedestre. Por exemplo, se o indivíduo parar em cima da faixa de pedestres quando o sinal estiver fechado é obrigação do agente repreender o motorista infrator. Talvez assim ele se sinta envergonhado e procure não repetir mais a irregularidade. Penso que o Agente deve efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho do trânsito, orientando motoristas e pedestres e contribuindo de forma decisiva para disciplinar a utilização do sistema viário urbano.

Como a mobilidade também se dá a pé, precisamos arrumar as calçadas de todas as ruas de Porto Alegre e ficar atentos para onde ainda não há, garantindo a correta pavimentação. Quem não arrumar ou consertar, será multado, como rege a legislação. A acessibilidade também precisa ser garantida, assim como a correta sinalização das placas e faixas de segurança.

Proponho, ainda, mais ônibus biarticulados, novos horários, mais respeito de motoristas e cobradores, mais política de RH nas empresas. Novas Linhas Transversais. O T11 poderia se estender até o Belém Novo e poderíamos criar um T12 que fosse do Belém Novo, passando pela Restinga, descendo a Lomba do Pinheiro, subindo a Antonio de Carvalho, Manuel Elias, Baltazar de Oliveira Garcia até o Triângulo. Um T13 que saia do Rubem Berta e vá até o BarraSulShopping. Entre tantos outros.

Ampliar as linhas Lotações, criando os Lotações Transversais, conforme meu Projeto de Lei que se discute na Câmara. Mais 500 placas de táxi, todos eles monitorados, para ter a certeza de sua circulação, que não possam sumir nos dias de chuva e nos finais de semana e feriados.

Acelerar as ciclovias e ciclofaixas para que possamos chegar aos planejados 490 km do nosso Plano Cicloviário. Tem que ter espaço para transeuntes. Tem que ter estacionamentos subterrâneos. Vamos ter que ter obras viárias. Chega de achar que podemos continuar comprando carros como acontece atualmente sem fazer as docas, conforme preconiza meu Projeto de Lei, em debate na Câmara, para a Carga/Descarga.

Temos que ter trincheiras em várias ruas para facilitar os cruzamentos, como o caso da Ramiro Barcelos passar por debaixo do entroncamento da Osvaldo Aranha com a Protásio Alves. Uma passagem para que a Garibaldi passe por debaixo da Independência, só para dar dois exemplos elucidativos.

E, por fim, chega de hipocrisia e demagogia, vamos tirar as carroças e os carrinheiros das ruas, usando a Lei do Fundo de reciclagem de mão de obra, lei de minha autoria, para que estas pessoas possam buscar outro ofício e viver com mais dignidade".

Por Adeli Sell
Vereador de Porto Alegre

Nenhum comentário: