quinta-feira, 24 de maio de 2012

Transporte Público e Arroio angustiam moradores do Passo das Pedras, na zona Norte de Porto Alegre

Adeli visitou a região na manhã desta quinta-feira
Dando prosseguimento às visitas realizadas semanalmente pelo gabinete, o vereador Adeli Sell - que tem dedicado um olhar especial às regiões periféricas da cidade - visitou na manhã desta quinta-feira (24.05) o bairro Passo das Pedras, na zona Norte da capital. Dentre os motivos de inquietação, está o Arroio Passo das Pedras, convertido em vala devido ao acúmulo de lixo na água e nas margens. A área, assim como várias outras no entorno, é considerada de risco e precisa urgente de atenção.

O parlamentar frisou a situação lamentável e de calamidade em que a comunidade se encontra e prometeu seguir fiscalizando o local. “Precisamos de ações integradas do governo, com intervenção urgente do DEP e do DMLU”, observou.

Outro ponto levantado pelos moradores diz respeito à falta de transporte coletivo. “Temos hoje apenas três horários de ônibus pela manhã e outros três à tarde”, explicou Vagner Gamarra, morador da Vila dos Coqueiros. Segundo ele, os moradores chegam a ficar entre 45 a 50 minutos esperando pelas linhas 656 Passo das Pedras e 665 Planalto / Sabará. “Além de demorar, elas não passam pelas vilas. Precisamos caminhar até 10 minutos para chegar até a parada”, queixou-se.

Na avaliação do vereador, o caminho seria disponibilizar Lotações Transversais, que coletariam os moradores nos pontos onde os ônibus não conseguem chegar. “O problema se agrava à noite, quando o medo e a insegurança inibem a saída dos moradores”, justificou Adeli.

Lixo nas vias
 Ivo da Silva Marta queixou-se da má conservação da praça
O acúmulo de lixo também representa um problema para a comunidade, já que alguns acessos foram tomados por sacolas e rejeitos. Este é o cenário da praça entre as ruas 10 de Maio e Sebastião Barreto. “Esse espaço era um banhado. Nós que aterramos e transformamos em praça para os nossos filhos brincarem”, afirmou o vendedor ambulante Ivo da Silva Marta.

Mas os moradores querem mais, segundo Cleber Barbosa Penha que, junto com Marta, sonha com um espaço de qualidade, que contemple grama e bancos para as pessoas usufruírem. “É triste ver a nossa região abandonada desta forma. Queremos mais e seguimos esperando por melhorias”, disse ele.

Na avaliação do vereador, algumas das vilas do Passo das Pedras parecem mais organizadas do que outras, mas o complexo de pobreza está bem unificado na região. “Precisamos, junto com o Executivo Municipal, buscar alternativas para os moradores. Fico entristecido por que há questões que havíamos encaminhado e conquistado resultado, que hoje estão abandonadas novamente”, desabafou Adeli Sell, para quem o bairro vive um dilema, pois é uma região em crescimento, com boas moradias ao lado de habitações precárias. “A falta de cuidados da prefeitura com o transporte e a infraestrutura atrapalham enormemente a vida dos moradores”.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13.654)
Gab. Ver. Adeli Sell


Nenhum comentário: