terça-feira, 8 de maio de 2012

Pisa: Capitania garante que não há risco à navegação

Fotos: Felipe Dalla Valle / CMPA

Os bancos de areia resultantes das obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) estão adequadamente sinalizados, portanto não oferecem riscos para a navegação e as atividades náuticas no Guaíba. A garantia foi dada nesta terça-feira (8/5) pelo delegado da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, capitão-de-fragata Jayme Tavares Alves Filho, e pelo supervisor da obra do emissário subaquático do Pisa, engenheiro Darcy Nunes dos Santos, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Antes dos esclarecimentos da Marinha e do Dmae, o vereador Adeli Sell (PT) informou que pediu a reunião da Cuthab sobre riscos à navegação durante as obras do Pisa porque recebeu denúncias de “perigo iminente de acidentes” por parte de pessoas que navegam pelo Guaíba. Adeli contou que os clubes náuticos estão preocupados com o acúmulo de sedimentos decorrentes das escavações para a colocação dos dutos do Pisa.

O comodoro do Iate Clube Guaíba, José Bastiani, afirmou que há dúvidas se haverá desassoreamento natural do Guaíba depois das obras. A maior preocupação, segundo ele, é com a raia próxima ao clube Jangadeiros do Sul. “Ali o rio já é raso”, alertou. Astélio Borges dos Santos, conselheiro do Veleiros do Sul, disse que várias embarcações e jet-skis têm encalhado no Guaíba devido aos bancos de areia. Na sua opinião, a forma como as obras vêm sendo feitas “é um desrespeito aos clubes náuticos”.

Monitoramento
O engenheiro Santos, do Dmae, assegurou que o Pisa têm licenças da Fepam e da Marinha do Brasil e que os dutos serão subterrâneos para que não servirem de obstáculo à navegação e às atividades náuticas. “Estamos monitorando os bancos de areia: sabemos onde estão e colocamos sinalização inclusive noturna”, garantiu. Conforme Santos, os sedimentos deverão retornar para valas abertas no Guaíba. Se a areia não voltar naturalmente, segundo Santos, o Dmae irá removê-la.

O delegado da Capitania dos Portos afirmou que ficou surpreso com o assunto da reunião da Cuthab, pois não vê riscos para a navegação no Guaíba provocados pelas obras do Pisa. Assim como Santos, Alves Filho disse que a areia retirada voltará ao leito do Guaíba e que os bancos de sedimentos estão sinalizados. Alves contou que os encalhes relatados são rotineiros e que as poucas áreas que poderiam oferecer perigo estão interditadas. “Se alguém colidir com um banco de areia, terá entrado em área proibida”, alertou.

Fotos e notas
A reunião foi presidida pelo vereador Dr. Goulart (PTB), vice-presidente da Cuthab. Ele solicitou que o Dmae faça fotos da sinalização das obras do Pisa para que sejam enviadas aos clubes náuticos. O vereador Adeli pediu que as notas taquigráficas com os esclarecimentos da Marinha e do Dmae sejam remetidas aos clubes. Também participaram da reunião os vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Elias Vidal (sem partido); o diretor da Superintendência de Portos e Hidrovias Adriano Reinheimer; o capitão-tenente César Melo, da Capitania dos Portos; e o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento, Francisco Dornelles.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481), Asscom CMPA

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