sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Não podemos nos furtar de apresentar o PT como a melhor alternativa política para a cidade"

Na foto: Adeli Sell, Marco Aurélio Garcia, Rui Falcão, Adão Villaverde, Tarso Genro e Olívio Dutra
Em resposta à matéria “Villaverde pressionado a desistir”, publicado na edição desta sexta-feira pelo jornal Zero Hora, o PT de Porto Alegre reafirma que “não existe nenhuma possibilidade de o partido recuar da sua decisão, tomada em dezembro de 2011, de apresentar candidatura própria nas eleições de 2012”.

Nosso partido nasceu para disputar e conquistar o poder. Seu programa, desde a fundação, apresentou esta perspectiva, traduzida em propostas políticas em cada embate. Tanto nas disputas do movimento social como nos processos eleitorais institucionais em todos os níveis.

Com o cenário praticamente consolidado, com duas pré-candidaturas não-petistas apresentadas por partidos da base de sustentação estadual, reafirmamos a necessidade do PT ser protagonista na eleição de 2012 em Porto Alegre, o que significa ter candidatura própria e, a partir dela, buscar partidos aliados. O que já temos feito, pois já se somaram a nós duas outras legendas: PV e PPL. Esta opinião está em consonância com os debates já realizados pelos filiados no diretório municipal e diretórios zonais do partido.

Ontem à noite, durante jantar de encerramento do Seminário Nacional do PT, reafirmamos, na presença de quatro lideranças que já estiveram ou ainda estão na presidência do Partido em nível nacional – Marco Aurélio Garcia, Olívio Dutra, Tarso Genro e Rui Falcão – nossa pré-candidatura em Porto Alegre. Compartilhamos a mesma opinião de que não podemos nos furtar de apresentar o PT como a melhor alternativa política para a cidade. Não exercer o nosso protagonismo é negligenciar com a expectativa em nós depositada por expressiva parte da cidade. É abandonar nossa militância, filiada ou não ao partido.

Entendemos que a história e o capital político do maior partido presente em Porto Alegre construído ao longo dos anos por sua aguerrida militância não pode ser desprezado. Estamos no 3º mandato da Presidência da República, 2ª gestão do governo do Estado, 16 anos à frente da prefeitura desta cidade e com pelo menos 22% de aprovação partidária. O PT tem projeto e tem um nome com plenas condições de representar a nossa visão de cidade, de disputar e vencer a eleição de 2012.

O momento é de afirmação e construção e não da criação de falsas verdades que travem a discussão. Acreditamos na imantação da militância, na história do nosso pré-candidato e na aprovação do nosso partido. Porto Alegre também tem o direito de voltar a ser do Rio Grande do Sul, do Brasil, do Mundo. E o PT deve ser o protagonista desse processo, com candidatura própria, junto com aliados de peso e um programa de governo que represente a nossa história, nossa visão de cidade e tenha a capacidade de se renovar.

Adeli Sell
Presidente do PT em Porto Alegre

Nenhum comentário: