segunda-feira, 30 de abril de 2012

Por intermédio do vereador Adeli Sell, Associação do Aço propõe parceria com Centro de Triagem da Vila Pinto

Adeli Sell proporcionou o encontro entre a Associação do Aço e as mulheres da Vila Pinto

Você sabia que em termos de sustentabilidade, a lata de aço é a embalagem mais correta a ser utilizada, por ser 100% reciclável e sustentável? Munido desta informação, na última sexta-feira (27.04) o vereador Adeli Sell levou até o Centro de Triagem da Vila Pinto (CTVP) a Diretora Executiva da Associação do Aço no Rio Grande do Sul, Helena Elisabethe Lopes. A dirigente foi conhecer de perto o trabalho dos associados e propor parceria com o CTPV.

“Queremos apoiar projetos de reciclagem e triagem já existentes em Porto Alegre, incentivando e potencializando a produção, que servirá de matéria-prima para a nossa indústria novamente”, explicou Elisabete. Preocupados com a degradação ambiental, a Associação do Aço tem por objetivo comprar a sucata recolhida em Porto Alegre e dar utilidade ao que hoje é rejeito na sociedade. Isso por que a lata não produz resíduo. O aproveitamento da sucata se dá na sua totalidade.

Elisabete também se mostrou bastante preocupada com a queda na produção anual do aço nos últimos anos. Segundo ela, uma das causas seria a concorrência desleal com as embalagens plásticas, atrelado ao alto custo de produção do material.

Marli Medeiros, idealizadora do projeto, disse estar muito feliz em fazer parte desta nova rede de relações. “Nosso trabalho aqui na Vila Pinto é focado na promoção do direito da mulher. Fico muito feliz de estar tratando deste tema também com uma mulher. Podemos criar uma estratégia inovadora ao formalizar essa parceria com o grupo do Aço”, reforçou.

O vereador Adeli Sell, que desenvolve há anos trabalhos na região, reforçou a luta ambiental das mulheres da Vila Pinto e disse estar honrado em mediar este movimento. “Não tenho dúvidas de que teremos um conjunto de iniciativas vitoriosas para a Vila Pinto com mais esta parceria encabeçada pela Associação gaúcha do Aço”, disse Adeli Sell.

Propriedades do aço
O aço é utilizado em diversos materiais, desde latas até carros. Sua reciclagem é tão antiga quanto a própria história de sua utilização. Sem perder suas características iniciais, ele pode ser reciclado infinitas vezes, com custos menores e menos dispêndio de energia do que na sua criação inicial.

A lata de aço é uma das embalagens mais utilizadas em todo mundo para acondicionar alimentos e produtos diversos. A embalagem pode ser biodegradada pelo próprio ambiente, através do processo de ferrugem, num prazo médio de três anos. Porém, se aproveitado, pode gerar economias e menos agressão ao meio ambiente.

Creche de aço
O aço também é muito utilizado na construção civil para sustentar estruturas de concreto. A convite da Associação, o vereador Adeli Sell também visitou na última sexta-feira a Creche Comunitária Vó Belinha, localizada na Vila Mapa, bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Trata-se de um projeto diferenciado para construções modernas e rápidas de escolas. O novo material, além de ser sustentável, possibilita a construção em até 90 dias.

Você sabia?
Que a lata de aço mantém sempre os alimentos mais frescos, é prática, higiênica e tem ótima aparência. Ela é 100% reciclável e sustentável, dessa forma ajuda o nosso planeta.

Que o tomate em lata possui 3 vezes mais licopeno, que exibe propriedades antioxidantes que protegem o corpo contra os danos causados pelos radicais livres e pode também ajudar a apoiar e sustentar a saúde da próstata, algo que tem preocupado muitos homens.

Que a construção de uma casa com estrutura de aço evita a derrubada de 12 árvores e pode ser finalizada em até 90 dias?

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13.654)
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: