domingo, 22 de abril de 2012

Adolescentes do Projovem são introduzidos ao mundo da moda na Vila Pinto, zona leste de Porto Alegre

Marli Medeiros, idealizadora do Centro Cultural, fez a saudação inicial. Na primeira fila, os vereadores Adeli Sell e Kevin Krieger, o atual presidente da Fasc, Marco Seadi e o estilista Gustavo Werner
O Centro Cultural James Kulisz, da Vila Pinto, Bom Jesus, foi palco de uma ação inusitada na última sexta-feira. Foi lá que cerca de 60 adolescentes inscritos no Projovem foram introduzidos ao mundo da moda através do workshop Moda Ville, proferido pelo estilista Gustavo Werner. Trata-se de mais uma iniciativa que visa possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

O vereador Adeli Sell foi um dos convidados e esteve lá para prestigiar e parabenizar a organização do Cejak por mais esta iniciativa. “Nosso compromisso é com a cultura em geral. Do livro ao gibi, do cinema à moda na Vila Pinto”, resumiu o vereador, que sonha com a quebra de paradigmas na cidade. “Precisamos fazer com que não haja mais distinção entre popular e elite. Queremos provar que é possível discutir e trabalhar novos conceitos na comunidade, da música clássica ao funk, do glamour dos desfiles à moda na periferia, sem distinção”, completou.

Não é de hoje que o parlamentar trabalha este tema. A moda gera empregos, movimenta a economia e desperta a atenção de muitos. “Estamos falando de uma indústria que gera muitos recursos e empregos, como costureiros, estilistas, designers, projetistas, entre tantos outros. Uma prova disso são as lojas populares que estão investindo pesado na moda local”.

Para incentivar o mercado da moda em Porto Alegre, o vereador sugere um movimento conjunto, entre atores políticos, do mercado da moda e representantes econômicos e culturais. “Queremos fazer com que a cidade se torne pólo e referência neste mercado não só do Brasil, mas no Mercosul. Por isso é com imensa satisfação que participamos deste encontro, que significa muito mais do que glamour, significa cidadania para os adolescentes da Vila Pinto”.

Moda Ville
O workshop tinha por objetivo incentivar os adolescentes a entrarem no mundo da moda, conhecendo também novas profissões. “Para trabalhar neste mercado precisamos de gente com conhecimento de causa, não necessariamente com graduação”, explicou o estilista Gustavo Werner. Segundo ele, o Rio Grande do Sul está crescendo no mundo da moda e precisa de mão de obra qualificada.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira à tarde e foi precedida por duas atrações musicais. Os artistas Catuípe e Fabão fizeram um show para a garotada. O workshop Moda Ville, o mundo fashion encontra a comunidade segue nesta semana, com atrações e atividades de segunda à quinta-feira. Mais informações através do endereço eletrônico http://www.cejak.org.br/ .

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13.654)
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: