domingo, 11 de dezembro de 2011

Adeli Sell pede comissão de ética para Rejane Oliveira

Por considerar intolerável o fato de um militante petista queimar escritos produzidos pelos próprios colegas de partido, o presidente do PT-POA, vereador Adeli Sell, irá protocolar nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, a carta que segue, com pedido de abertura de Comissão de Ética para a militante Rejane Oliveira.

Caros(as) colegas da Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre,

Com base em nosso Estatuto, especialmente o Art. 209 (Constituem infrações éticas e disciplinares), e de modo particular ao seu inciso IV (a atividade política contrária ao Programa e ao Manifesto do Partido), venho requerer ABERTURA DE COMISSÃO DE ÉTICA PARA A FILIADA REJANE OLIVEIRA, atualmente presidente do Centro Estadual de Professores do Estado do Rio Grande do Sul.

Justificativa

No Manifesto de Fundação do PT é dito:

"O PT afirma seu compromisso com a democracia plena e exercida diretamente pelas massas".

E já na Carta de Princípios de 1979 dizíamos:

"PT se constituirá respeitando o direito das minorias de expressar seus pontos de vista. Respeitará o direito à fração e às tendências, ressalvando apenas que as inscrições serão individuais".

Nunca nos posicionamos contra as demandas do CPERS; muito pelo contrário, sempre defendemos o Piso para o magistério, como dissemos num debate com o nosso Secretário José Clóvis e com a Profa. Eulália, através da fala de vários militantes,  que nossa reserva a respeito do Ensino Médio era sobre o prazo exíguo, não sobre a proposta que está dentro do que o PT sempre defendeu.

Chegamos a propor em reunião da Executiva Municipal que se desse um espaço para as partes exporem suas posições, mas a maioria optou por não fomentar o debate na Internet pela forma belicosa com que a companheira Rejane vinha tratando do tema.

A companheira Rejane se negou a participar de vários eventos com a direção estadual. Recebeu também convite para o almoço temático no dia 24 de novembro no nosso Centro de Eventos Iole Kunze, mas desconheceu a atividade olimpicamente.

Mas alguém poderia imaginar que uma militante de nosso partido pudesse fomentar a queima de um material produzido por outros companheiros de partido que estão numa instância governamental?

Pois isto aconteceu. E isto é INTOLERÁVEL dentro de um partido democrático como o PT. Neste sentido, quero lembrar que no dia 10 de maio de 1933 foram queimadas em praça pública, em várias cidades da Alemanha, as obras de escritores alemães inconvenientes ao regime. Isto foi feito pelos nazistas. Democratas não queimam livros.

Estas atitudes não condizem com nossa tradição de tolerância, democracia e espaços para debates. Por maiores que já tenham sido nossas divergências em vários episódios, sempre respeitamos os que tinham posições minoritárias.

Aqui, não tratamos dos outros problemas do passado, da greve desastrosa que foi feita, pois isto como dissemos acima está dentro de nosso respeito à liberdade e autonomia sindical, que em muitos e muitos momentos defendemos, mesmo quando as greves foram feitas contra governos nossos.

Porém, a atitude de queimar escritos confronta diretamente nossa tradição, nossa História, nosso Programa e nosso Estatuto.

Por isso, peço a imediata instalação dos trabalhos de nossa Comissão de Ética para as devidas averiguações.

Cordialmente,

Adeli Sell
Vereador e presidente do PT-POA

9 comentários:

Márcia rech disse...

Prezado Adeli,muito oportuna a decisão. Márcia rech

W. B. disse...

Todo meu apoio à iniciativa. Chega de trairagem!

Zoila disse...

Sr. adeli, mais trairagem, como falaram, mais intoleravel é o fato dessa senhora estar no comando de um sindicato estando filiada a um partido político....esta é uma das situações degradantes que fazem o Lazier Martins fazer programas maravilhosos como "Conversas Cruzadas" para discutir essa ausência de ética, transparência e isenção que existe nesse meio político a de funcionalismo público.Nós gaúchos ainda veremos um Rio grande LIMPO....

Anônimo disse...

Bah, forçou a barra hein! Primeiro, não é um livro, é uma proposta política. Segundo, o CPERS não é o regime, nem o partido do regime, e está muito longe do fascismo. Hoje em dia se usa o nazismo para qualquer coisa. Menos vereador!

Anônimo disse...

Sugiro investigar quantos salários essa revolucionária socialista recebe. Não se espantem quando descobrirem que ela vive de dois polpudos salários às custas dos sindicalizados para manter seus privilégios muito acima dos companheiros e coitados dos professores. É a hora da verdade. É no poder que os maus caráter se lambuzam. Chegou tua vez dona Rejane.

Anônimo disse...

Sugiro investigar quanto ganha o sr Adeli, e tambem o que produz. A Rejane ganha salarios que eu pago com minha miserável contribuição de professor, estou satisfeito com sua produção, tanto que votei nela de novo. Agora o canalha do adeli nao votaria nele nem se fosse pra sindico.

Sadi da Fontoura Porto disse...

Sou presidente do PT de Candelária RS.
Fico muito triste com a postura autoritária deste Sr. Adeli. Quando a Rejane foi na frente da casa da Yeda, a postura nos convinha e o Sr Adeli não tomou providencia nehuma, agora que a Rejane expõe as contradições do nosso PT que esta esquecendo os trabalhadores ai entra em açao o Sr. Adeli, com uma postura burguesa e por que nao dizer medieval e inquisidora. A Rejane quando queimou os lixos petistas estava reperesentando uma entidade que nada tem a ver com nosso partido.

Anônimo disse...

Adeli, burgues miserável, teu partido é outro, so vejo tu te banqueteando com os ricos neste teu blog. Te encherga cara...
A rejane defende os trabalahdores, tu defende os empresários tal qual teu comparsa o tal de TARSO mentiroso

claudio A. Gasparetto disse...

Meu caro companheiro Adeli,
Fico triste e muito chateado que tenha partido de ti esta propositura, haja vista,que tu se propaga um libertário e com total espírito democrático.Propor isso contra a companheira rejane é não levar em consideração vários aspectos que tu não deixaste claro. Primeiro, este documento é uma resoluçao aprovada em convenção patidária, instancia máxiama do partido;Segundo, e aqui exponho meu ponto de vista, a rejane defende e deve defender em primeiro lugar os anseios de sua categoria ou seja, da luta sindical, mesmo que tenha que se contrapor ao seu partido, pois isso, é exercer a sua isonomia, a sua independência e consciência política, tambem. Terceiro, e por último, a regra que está se estabelecendo hoje no pt, nosso partido,é que o filiado petista,quando se contrapõe a direção partidária, quando exerce sua indepencia e defende suas idéias, ele é tachado do contra, o indesejado, o polêmico, isso no meu modo de ver é muito mais triste e intolerável para a plena democracia, para um partido que se criou nas idéias libertária e socialista. Quarto, talvez a companheira tenha se extrapolado na maneira de demonstrar o seu protesto, a sua indignação,mas também devemos levar em cosiderção, o contraditório, do nosso atual governo, pois o nosso governador defendeu sim, em campanha o nosso mísero piso, que hoje, é opior do pais, diga-se de passagem (R$ 395,00)entre outras coisas, que no decorrer do processo vai desapontando e indignando as pessoas e em particular a companheirada. Por último e para encerrar, gostaria sim, que tu também refletisse com mais carinho,e estou totalmente aberto a sua crítica e ao contraditório.
Companheiro, Claudio A. Gasparetto-(Professor da Rede Estadual-28 anos de filiação partidária no PT).