quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mobilidade urbana é preocupante em Porto Alegre

Sul 21

Assim como as demais cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, em Porto Alegre o tema da mobilidade está entre os mais preocupantes. A avaliação foi feita por deputados federais que estiveram na capital gaúcha nesta segunda-feira (12), para acompanhar o andamento dos preparativos da cidade para o mundial de futebol.

“No powerpoint e nas fotos o Brasil vai fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Mas quando começamos a andar e ver a realidade, é diferente”, alertou o ex-jogador Romário, deputado federal pelo PSB. A mobilidade urbana, assim como nas oito cidades visitadas pela Comissão do Turismo e Desporto da Câmara, foi considerado um tema preocupante em Porto Alegre. “Aqui também não existe obra de mobilidade urbana. Não é só um privilégio dos gaúchos, mas nas oito cidades que estivemos ainda não começaram estas obras. Seguiremos nesta expectativa”, disse Romário.

Para o deputado, porém, o Rio Grande do Sul leva vantagem no quesito acessibilidade. “Aqui eu percebi uma preocupação dos gestores em cumprir o caderno de exigências da Fifa, garantindo uma Copa para todos. Até então eu não tinha visto esse comprometimento”, afirmou.

“A nossa maior preocupação é o legado que a Copa vai deixar. Não é só se preocupar com a construção, com o que vai ter e o que não vai ter, com os gastos públicos e dos clubes, mas também com a acessibilidade e o esporte depois, o que ela vai deixar como inclusão social”, destacou o deputado federal e ex-pugilista Acelino Popó Freitas (PRB).

“Até o final deste ano iremos fazer todas as licitações que envolvem ações e projetos para a Copa. Nenhum investimento será feito sem previsão do pós-Copa”, garantiu o secretário estadual de Esporte, Kalil Sehbe. O secretário destacou as obras necessárias no Aeroporto Salgado Filho e as melhorias programadas em 13 aeroportos regionais, além do projeto de revitalização do Cais do Porto, obras nos estádios da dupla Gre-Nal e a necessidade de investimentos em saúde, segurança pública e sustentabilidade.

A coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, disse que todas as obras de mobilidade sob responsabilidade do poder público municipal, entre elas a duplicação da Avenida Tronco, “estarão licitadas ou em fase final de projeto até dezembro”. Ela também anunciou que boa parte das obras já tem projetos apresentados para a Caixa Econômica Federal (CEF), que liberou R$ 524 milhões para Prefeitura. “Tudo estará pronto até 2013”, garantiu.

Nenhum comentário: