quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tampas de bueiros japonesas expressam a arte do país

A idéia foi encaminhada pela leitora Maria Regina Brito, e nós adoramos!!!


Flores, dragões, samurais… Quem diria, os ícones da cultura nipônica acabaram na sarjeta. Nós explicamos: é que as tampas dos bueiros são usadas como “telas” lá no Japão. Elas são decoradas com desenhos artísticos para contar histórias de mitos e lendas, além de expressar hábitos da cultura japonesa e colorir o cenário de concreto das cidades.

Os motivos variam de região para região. Cidades e alguns distritos têm seus desenhos próprios. As criações são incentivadas pelas autoridades locais.

Ou seja, no Japão a arte deixou de estar apenas nos museus e passou para as ruas há muito tempo. Os primeiros bueiros decorados surgiram na década de 1950, como forma de democratização do espaço público. Mas foi na década de 80 que a tendência virou uma mania nacional. 

Para os que gostariam de ver pessoalmente, mas nunca tiveram a oportunidade de ir ao Japão, apresentamos abaixo algumas fotos de bueiros, que venho tirando durante as minhas viagens pelo Japão.



A tradição das artes em bueiros também está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo Remo Camerot.  





Belas iniciativas como esta merecem ser pensadas e implantadas aqui em nossa Porto Alegre. Que tal disponibilizarmos a arte de rua não só em nossos boeiros, mas também em viadutos, tapumes, taludes e demais locais de concreto, dando vida e mais cor à cidade?

Nenhum comentário: