sábado, 24 de setembro de 2011

Adeli apresenta projeto em prol de um trânsito seguro

O projeto já foi apresentado à EPTC e ao Detran-RS
Na Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 24 de setembro, o vereador Adeli Sell protocolou projeto de lei que institui um Monumento com Memorial às Vítimas de Acidentes com Motocicletas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. “Este monumento será, por um lado, expressão da catástrofe que tem sido o nosso trânsito e, por outro, será um forte chamamento à conscientização para condutores, passageiros e pedestres, assim como para as autoridades e a população em geral, em prol de um trânsito seguro e respeito à vida”, explicou Adeli.

Mesmo sendo as motos menos de 20% da frota de veículos na cidade, elas causaram 40% dos óbitos em 2010. “Isso prova que está mais do que na hora de começarmos um amplo trabalho de conscientização entre os condutores desse meio de transporte para que se reduza consideravelmente essa mortandade equivalente a de uma verdadeira guerra”, sustentou.

Paralelamente à forte simbologia do monumento, o vereador propõe uma intensa campanha das autoridades municipais, estaduais e federais, aderindo à proposta da “Década de Segurança no Trânsito 2011 a 2020”, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), num esforço conjunto para a redução dos índices de acidentes, tendo cinco pilares básicos: fortalecimento da gestão da segurança no trânsito; infraestrutura viária adequada; segurança veicular; comportamento e segurança dos usuários e atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.

Autoria
A proposta foi concebida pelo professor José Sérgio Nandi Florêncio, Policial Rodoviário Federal,Especialista em Segurança no Trânsito. A construção terá a forma de uma “Cruz de Lorena”, conhecida entre nós gaúchos como “Cruz das Missões”, com aproximadamente 20 metros de altura, na qual serão afixadas motocicletas acidentadas tanto nas hastes horizontais, como na vertical. Na base do monumento, serão afixados os painéis em alumínio ou bronze com a relação dos nomes das vítimas fatais (condutores e/ou passageiros) dos acidentes com motocicletas, motonetas e ciclomotores, tendo como início da relação o ano de inauguração do Monumento/Memorial.

Também está previsto um circuito de atividades de visitação de usuários de motocicletas, motonetas e ciclomotores, bem como, do público em geral. Propõe Sérgio Nandi que em datas como o dia 25 de julho (Dia de São Cristóvão, quando se comemora o “dia do motorista”), dia 27 de julho (Dia do Motocilista) e, o dia 21 de novembro (fixado pela ONU, desde o ano de 2005, como o Dia Mundial de Homenagem em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito), poderão ser organizados encontros anuais de todos os condutores e usuários de veículos, especialmente daquela categoria lembrada pelo Monumento/Memorial, quando serão desenvolvidas atividades de consciência, cidadania e segurança no trânsito, proporcionando uma reflexão crítica sobre o trânsito e o desenvolvimento de valores fundamentais para o ser humano, tais como, o respeito, a solidariedade, a cooperação, a responsabilidade e a valorização da vida.

O projeto já foi apresentado às autoridades municipais (direção da EPTC) e autoridades estaduais (direção do DETRAN-RS), que foram receptivas à proposta e deverão se empenhar e contribuir para que ele se torne realidade.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Gabinete Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: