quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adeli acompanha ato em defesa do pré-sal

O vereador Adeli Sell passou a terça-feira (20/09) no Acampamento Farroupilha. Além de conversar com eleitores e tradicionalistas, acompanhou o ato de lançamento da campanha do Governo do Estado em defesa da Federação e da justiça na distribuição dos recursos de exploração do petróleo brasileiro. Com o tema "Justiça na partilha do pré-sal. O petróleo é de todos os brasileiros", o movimento alia diferentes forças políticas na luta por uma maior participação do Rio Grande do Sul e dos outros Estados não-produtores nos recursos do pré-sal.

A data escolhida para o lançamento da campanha é carregada de simbolismo. Há exatos 176 anos, o Rio Grande do Sul também se unia, sob a forma de uma revolta, contra os impostos abusivos cobrados pelo Império e em favor de um maior reconhecimento da então província gaúcha. Para o governador Tarso Genro, existe uma similaridade entre o momento político atual e aquele de 176 anos atrás, que originou a Revolução Farroupilha. "Este é um momento de reafirmação do nosso orgulho republicano, em que o Rio Grande do Sul simboliza toda sua unidade política em torno de questões-chave para o Estado, como a partilha do pré-sal". Tarso destacou que, com a descoberta das reservas do pré-sal, o Brasil entra em um novo ciclo de exploração de energia fóssil, devendo haver uma regulação nova em relação à produção energética no país.

O governador reforçou a importância da Petrobrás na descoberta das reservas do pré-sal e criticou as posições adotadas pelos Estados produtores como proprietários destas reservas. "Antes de sermos gaúchos, paraenses, ou cariocas, nós somos brasileiros, e devemos cortejar a partilha justa desta riqueza da União e do povo brasileiro". Citando a norma constitucional, Tarso enfatizou que o petróleo não pertence ao Estado em que a jazida está situada, mas à União. "Sendo uma riqueza da União, é óbvio que a partilha deve ser justamente federada e que atenda aos interesses da União, e esses interesses não terminam na divisa de cada Estado", frisou.

Logo após o ato, Adeli foi recebido pelo Diretor-Presidente da Corag, Homero Alves Paim, no Galpão da Corag, no Parque da Harmonia, para um almoço.

Assessoria do vereador, com informações Secom RS

Nenhum comentário: