segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Que Porto Alegre queremos?

Por Márcia Pimentel Rech, Relações Públicas

Após uma semana intensa de atividades com professoras e seu grupo de alunos, do curso de Relações Publicas da DUOC UC – Chile aproveitei o belo dia de sol no sábado para apresentar a cidade para as professoras. Entretanto o que encontrei me deixou triste. Alias  ao longo de toda a semana percebi as dificuldades de um grupo de turistas, que estão na cidade para um intercâmbio de ensino e encontram tantas dificuldades.

A primeira atividade turística do grupo, foi um passeio no linha turismo e no retorno uma reclamação, o guia falava somente em português e rápido demais, tornando o passeio contemplativo, sem que pudessem conhecer e interagir com a cidade.  No Serviço de Atenção ao Turista não foi diferente, embora muito prestativa a estagiária não dominava o idioma, o que deixa uma impressão negativa e do quanto temos ainda para avançar. Estamos cantando aos quatro cantos o orgulho de receber uma Copa e nem mesmo estamos preparados para receber um pequeno grupo.

O linha turismo, projeto que levou anos de planejamento e discussões para sair do papel está descaracterizado. Tínhamos um ônibus que circulava chamando atenção pelo seu porte, suas cores fortes. Hoje ele está com visual diferente, mas igual a muitos ônibus de linha que circulam diariamente pela cidade. É mais um entre tantos que circulam fazendo divulgação da copa 2014, perdeu a sua identidade.

Logo após, minha sugestão foi de uma caminhada pelo Centro.  Subimos o viaduto da Borges e nele vários pontos de lixo. Seguimos até Catedral, depois praça da alfândega e mercado público e o cenário repetia-se em todos os lugares.

A Copa está deixando o poder público local com olhar cético. Ouvimos lemos todos os dias que para 2014 a cidade estará pronta – teremos vias de acesso ampliadas, trânsito funcionando, o HPS atendendo em sua capacidade total, enfim tudo está planejado para 2014,  mas esquecem do hoje, das tantas necessidades que temos. Até quando teremos que esperar?

Precisamos com urgência olhar para cidade, viver as dificuldades e encontrar alternativas. É preciso com urgência mostrar aos cidadãos que o turismo, nas suas mais diversas formas, precisa de serviços qualificados e que estes retornam com importantes resultados. Precisamos da união dos Profissionais do setor  de eventos para que a cidade organize melhor as suas estruturas.  Precisamos de mobilização para ter a cidade que queremos agora.

Nenhum comentário: