terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novo Hamburgo, cidade protagonista na área de TI

A secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital de Novo Hamburgo, Márcia Schüller, foi a palestrante do 4º almoço temático realizado pelo PT-POA na última sexta-feira (12/08). Considerando que hoje todos os órgãos da Administração Municipal dependem, de alguma maneira, da TI, haja vista os enormes riscos que falhas na área de TI podem ocasionar - como perda ou vazamento de dados, indisponibilidade ou má qualidade de serviços - Márcia falou sobre a experiência de sucesso da administração petista liderada por Tarciso Zimmermann na implantação da Secretaria.

“Queremos ser uma prefeitura protagonista na área de Tecnologia da Informação, possuindo a inteligência do negócio dentro de seu quadro de servidores em uma estrutura administrativa robusta e permanente”, disse Márcia.

Na avaliação da gestora, os projetos de TI transcendem os mandatos e garantem a continuidade dos serviços no exercício democrático de troca de gestão. “Qualificamos e ampliamos os serviços prestados por toda a Prefeitura à comunidade e garantimos a alfabetização digital às camadas excluídas da população”.

Hoje, a pasta é responsável pela organização e operação do ambiente de Tecnologia da Informação da Prefeitura em toda a sua estrutura organizacional e sua ligação com os demais poderes e entidades da sociedade civil. É também função dela a gestão da rede corporativa da Prefeitura e a gerência da segurança dos dados e processos informatizados utilizados no município.

Para Márcia, a experiência de sucesso em Novo Hamburgo faz aumentar a necessidade de discutir a inclusão digital nas demais prefeituras petistas. Ela vai além e afirma que o tema deverá ser pauta obrigatória nos programas de governo em 2012, caso o partido não queira ficar atrás em temas relacionados à tecnologia. “Além disso, a comunicação de forma geral melhorou muito no município após a implantação da secretaria”, ressaltou a petista.

A palestra foi acompanhada por cerca de 40 profissionais, grande parte deles ligados à área de TI. José Tavares, coordenador da Setorial de TI foi responsável pela mediação do debate. Ubiratan de Souza, secretário de Organização do PT-POA, deu boas-vindas a todos em nome do partido.

A atividade ocorre quinzenalmente na sede do partido e é sempre por adesão. Você também pode sugerir temas. Entre em contato conosco pelo fone 32114888 ou através do e-mail secretariaexecutivaptpoa@gmail.com

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Um comentário:

RC Lages disse...

Companheiro Adeli... buenas!

Estando como gestor da informática no Palácio Piratini e presente nesse importante evento organizado pela Setorial de TI bravamente capitaneada pelo Tavares e promovido pelo PT-POA quero dizer que a TI (agora TIC) ainda é mal considerada pelos gestores públicos.

Com o perfil de "commodity tecnológica" que o mercado nos apresenta, os gestores pensam erroneamente que existe fácil solução para tudo e não incluem Políticas de TIC Pública em suas estratégias e planos de governo. Parabéns ao Tarcísio que pensou diferente como um gestor deste século.

Porto Alegre esqueceu o domínio da TIC em meio a negociatas com fornecedores. Numa gestão pública isso é a mortal facada por mais que algumas entidades vejam isso positivo e moderno. É um descompasso a falta de cuidado com os dados e informações públicas, um patrimônio intangível de valor inestimável.

E o PT tem seus pecados nessa área, justamente por não patrocinar uma posição coerente e partidária da correta gestão pública da TIC, onde claramente defenda padrões e softwares abertos e livres, formação de profissionais ciosos pelo bem-cuidar desse valioso bem, ou debatendo em todos os fóruns adequados esse tema.

Que nosso retorno ao Paço Municipal seja comandado por um Programa de Governo com definições claras nessa área e que transformemos os bons exemplos em Política com "P" maiúsculo, para o bem do Rio Grande e do Brasil.

Um forte abraço.