sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ELEIÇÕES 2012: Executiva Municipal começa a ouvir ex-prefeitos de Porto Alegre

“PT tem legitimidade, tem força construída, tem representatividade e tem compromisso com a cidade e por isso deve ser protagonista desta eleição”, disse Olívio Dutra

A Executiva Municipal do partido recebeu na manhã desta sexta-feira (12/08) o ex-prefeito e ex-governador Olívio Dutra para um café da manhã. Na oportunidade, os membros da Executiva fizeram um resgate do que já foi discutido até o momento e ouviram do presidente de honra do PT no Rio Grande do Sul suas avaliações sobre o cenário e a conjuntura política do município na atualidade.

Olívio reforçou a necessidade da legenda de não entrar numa disputa desqualificada e reforçou sua visão de cidade. “Porto Alegre está colocada sob a lógica das montadoras e dos condomínios fechados. Parece que a cidade não desabrocha de algo humanizado. Cria distorções de tal ordem, com interesses privados se sobrepondo ao todo. Precisamos avançar e ganhar a cidade, com seus corações e mentes”, disse.

Para o presidente de honra do PT no Estado, o PT tem que priorizar o conteúdo que irá apresentar na disputa. “Tem que discutir um projeto que insira Porto Alegre na Região Metropolitana, no Estado e em sintonia com o país”, opinou, para quem o  partido tem o compromisso de não se impor, mas também de não se deixar levar.

Na foto: Olívio Dutra, Adeli Sell e Mauro Pinheiro
Olívio também defendeu que seja reconstruído o bloco de esquerda na cidade, com partidos que comunguem dos mesmos anseios e visões que o PT. “Temos quadros para nos apresentar nas eleições e temos ideias. Queremos e vamos discutir programa e conteúdo não só a curto, mas também a longo prazo”.

Quanto à possibilidade de colocar o seu nome ao dispor do partido para concorrer em 2012, Olívio foi veemente ao rechaçar qualquer chance de participar das eleições. “O PT tem legitimidade, tem força construída, tem representatividade e tem compromisso com a cidade e por isso deve ser protagonista desta eleição. Eu não devo ser e não postulo ser candidato”.

Prazos
Rodrigo Oliveira, vice-presidente do PT, reforçou que até o dia 5 de novembro o (a) filiado (a) que quiser concorrer ao Executivo ou Legislativo Municipal deve encaminhar seu pedido de inscrição a Comissão Executiva Municipal do Partido. “Construímos um processo, lançamos uma carta e até o dia 5 de novembro iremos construir os nossos atores”.

Com a carta a Porto Alegre, lançada em julho, o partido reafirmou também sua posição de oposição na cidade. “Queremos defender um projeto revolucionário. Olívio foi revolucionário no Ministério das Cidades e precisamos ser aqui também”, disse Ubiratan de Souza, Secretário de Organização do PT. Ele também manifestou o interesse do partido em buscar a unidade partidária, através de um processo de debate e diálogo internos, para construir a candidatura à prefeitura de Porto Alegre de maneira consensual, evitando a realização de prévias.

Amplamente divulgado até o momento, o presidente da legenda na capital reafirmou ao saudar a vinda do ex-prefeito que a decisão sobre candidaturas e alianças para as eleições de 2012 será tomada pelas instâncias democráticas do PT de Porto Alegre.

Raul Pont
Na próxima segunda-feira (15/08) será a vez do ex-prefeito e atual presidente do PT no Estado, deputado Raul Pont, comparecer à sede municipal para conversar com os membros da Executiva. Embora ainda sem data definida, Tarso Genro e João Verle também serão ouvidos.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: