segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Comunicação nos governos petistas deve ser transversal, integrada e incluir digitalmente

Antônio Manoel falou sobre a produção de informação do PT na AL
O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre realizou na última sexta-feira seu 3º almoço temático. No cardápio, os desafios da comunicação nos governos petistas. Vera Spolidoro, Secretária Estadual de Comunicação e Antônio Manoel de Oliveira, Coordenador de Jornalismo da AL-RS, falaram sobre o tema para um grupo seleto de profissionais da área.

Na abertura do encontro, o presidente do PT-POA, vereador Adeli Sell, e a Secretária de Comunicação, Michele Sandri, saudaram a presença de todos no evento. O vice-presidente Rodrigo Oliveira também acompanhou os debates.

A titular da Secom falou sobre a nova estrutura da pasta e as mudanças que o Governador Tarso Genro está implantando nas áreas de Publicidade, Jornalismo e sobre as novas tarefas da Secretaria - a inclusão digital e a elaboração de políticas públicas para a área da comunicação: "Comunicação não é só jornalismo e publicidade", disse Vera, para quem a comunicação deve ser estratégica, direcionada e com promoção da inclusão digital.

Além da Inclusão Digital, as prioridades da Secom passam pela Democratização da Comunicação, bem como por uma comunicação interna transversal e integrada. “Ao final dos quatro anos, queremos ser reconhecidos como sendo um órgão que informa, integra e liberta, além de ser elemento central de resgate do papel que a TVE e a rádio Cultura tiveram no início do governo Olívio Dutra”, disse Vera.

Mídias sociais
A relação com as redes sociais ocupa lugar de destaque nos planos do atual governo. Para o governador, o uso das redes sociais deve estar a serviço da democratização da gestão do Estado e do diálogo permanente da sociedade com o governo, explicou Vera. Uma dessas ferramentas de diálogo com a população é o gabinete digital - o Governador 2.0. Segundo a secretária, os temas debatidos entre o governador Tarso Genro e os internautas, seja por meio de chats, twitter ou outra forma de debate virtual, poderão resultar em pauta para discussão no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/RS).

“Informação é um direito do cidadão e é um bem público. Portanto o Estado tem o dever de promover uma comunicação de qualidade”, disse Vera ao comentar a visão de comunicação pública que a sociedade tem hoje, de que é direcionada, muitas vezes, aos próprios meios de comunicação, esquecendo, de forma geral, a sociedade como um todo.

Quanto aos espaços em veículos de imprensa, Vera deu um recado: “nosso foco não é atingir o público através das grandes redes. Hoje, 40% da nossa mídia está voltada para a mídia alternativa”.

PT como gerador de conteúdo
Oliveira trouxe um dado interessante da Assembléia Legislativa. Segundo ele, todos os deputados petistas contam com a presença de um jornalista formado no gabinete. Isso reflete, inclusive, nos números apresentados pela coordenação de comunicação da AL-RS de que na atualidade o PT é o partido que mais gera notícias na Casa.

De acordo com os dados, das 890 notícias divulgadas no portal da AL em abril de 2011, 232 foram distribuídas pelo PT. “Isso mostra que somos hoje campeões na geração de conteúdo e informação”, disse ele.

Os almoços temáticos são uma iniciativa da Executiva Municipal do PT e tem sido realizados quinzenalmente no Centro de Eventos Iole Kunze, na sede do PT municipal. Você também pode sugerir assuntos que queira discutir. Entre em contato conosco através do telefone 3211-4888 ou pelo E-mail: ptpoa@portoweb.com.br e faça a sua sugestão.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: