quarta-feira, 20 de julho de 2011

S.O.S Paradas – Nossas paradas de ônibus necessitam urgente de atenção

Há muito Porto Alegre abandonou qualquer política em relação ao mobiliário urbano. Houve, anos atrás, a tentativa de qualificar o espaço público no quesito paradas e terminais de ônibus por meio de um conjunto de paradas padronizadas que previam, inclusive com um pequeno banco e espaço para publicidade, como contrapartida ao empreendedor. Podia não ser o modelo mais bonito, mas tinha a grande vantagem de manter a parada iluminada à noite, justamente devido ao espaço publicitário que tinha luz. Havia sombra em dias de sol, abrigo para chuva e vento. Hoje em dia as paradas estão abandonadas.

Assim como falamos da nossa Orla do Guaíba, que está largada às traças e desprestigiada, retratamos agora a situação das nossas paradas e terminais de ônibus.

Os usuários de transporte coletivo na Capital e região metropolitana que circulam pelos corredores de ônibus da cidade sabem muito bem o que a falta de investimentos no mobiliário do transporte significa, na prática. Ferrugem nas estruturas, ausência de cobertura, vidros e grades de proteção danificadas fazem parte do cenário.  Além disso, problemas com moradores de rua, que literalmente se instalam nos corredores e fazem deles seu local de moradia.

Imagine você começar o dia todas as manhãs em meio a esta sujeira. Se for para ‘mofar’ esperando seu ônibus que seja num lugar confortável. Pois está provado que ambiente urbano, estética, mobilidade e acessibilidade interferem diretamente na qualidade de vida, na auto-estima e na segurança da população. Terminais de ônibus são áreas de convivência mais do que um simples espaço coberto para espera.























 É ESTE O MOBILIÁRIO QUE VOCÊ QUER?

É ESTE O MOBILIÁRIO QUE VOCÊ QUER QUE OS OUTROS VEJAM QUANDO VISITAREM A NOSSA CIDADE?

VEJA UM POUCO DO RESTO DO MUNDO AQUI:


Terminal em Curitiba, Paraná




Parada em Dubai


na Califórnia, EUA


em Cornwall, Inglaterra



Crédito das fotos: Gabinete do vereador, Sul 21, Blog Porto Imagem e Google

Nenhum comentário: