segunda-feira, 11 de julho de 2011

Adeli reúne com EPTC para discutir soluções para o trânsito na Capital

Na última sexta-feira, 8, o vereador  Adeli Sell esteve na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para discutir a situação do trânsito e da mobilidade de Porto Alegre. Na pauta, o aumento dos acidentes e mortes e as dificuldades de mobilidade na cidade e a atuação da fiscalização diante deste quadro.  Para conversar com o vereador e expor as ações da EPTC, Tarciso Kasper, gerente da entidade reuniu o também gerente Carlos Pires e os assessores Celso Pitol e Léa Adriany.

Adeli levou ao time sua preocupação com relação aos altos índices de acidentes e mortes no trânsito além do quadro preocupante de mobilidade e transporte na cidade. “Recebo e-mails, telefones e mensagens por redes sociais diariamente com queixas ou informações relativas a atuação da EPTC. Venho para discutir soluções e oferecer a atuação de meu gabinete e qualquer ação da Câmara de Vereadores no sentido de superarmos algumas mazelas do trânsito da Capital”, disse o vereador que mencionou sua preocupação também no artigo ‘A selvageria do trânsito’, amplamente divulgado na imprensa e que suscitou repercussões na sociedade e também com a diretoria da EPTC.

Kasper, que atua na EPTC desde 1998, comentou que os acidentes de trânsito tem aumentado de maneira significativa e que a EPTC tem tido atuação consistente com ações educativas, blitz e ferramentas de controle de velocidade para conter acidentes. São feitas, em média, 60 blitzes por mês. Apesar de muitos motoristas não gostarem da ação, elas são fundamentais para evitar que motoristas alcoolizados ou outros infratores circulem de maneira irresponsável na cidade, exemplificou.

Carlos completou dizendo que são feitas fiscalizações e os agentes estão espalhados na cidade, mas que algumas situações são difíceis de vencer. “Como vamos lidar com atitudes como a de um jovem de pouco mais de 20 anos que após uma noitada em que admitiu beber muita cerveja, trafegava pela avenida Ipiranga em altíssima velocidade e caiu com seu veículo no Arroio Dilúvio?”, desabafou.

Na opinião dele e de outros técnicos da área é preciso que haja mais rigor nas leis e que as punições se concretizem, como ocorre internacionalmente. Países que venceram a guerra no trânsito, que custa milhares de vida, combinaram formação de condutores, fiscalização rigorosa e punição implacável a infratores, disse.

Adeli sugere que a EPTC estabeleça uma meta pública de diminuição de acidentes. “É preciso ganhar a sociedade porto-alegrense num movimento público e aberto para conter a violência no trânsito; criar um processo e estabelecer metas diminuição de acidentes”, sugeriu. O vereador relatou o tempo em que esteve à frente da Secretaria de Produção, Industria e Comércio (Smic) em que o preparo e o apoio ao grupo de fiscalização foi indispensável para o sucesso das ações e empreitadas que realizavam.

Carlos Pires concorda que ainda há muito a fazer e conta como a EPTC tem agido para reverter o quadro na cidade: o time de agentes recebe qualificação e treinamento para as abordagens, a área de educação no trânsito recebe apoio da Diretoria da EPTC e campanhas são realizadas em diversas áreas da cidade com entrega de kits informativos e diálogo com motoristas.  Segundo ele, existem algumas questões fundamentais para o enfrentamento do descontrole no trânsito como rigor nas leis, aumento do número de fiscais nas ruas e sigilo em blitzes e ações fiscalizatórias, explica. A Espanha venceu esta guerra com leis rigorosas, fiscalização e conscientização. Lá, a carteira de habilitação, por exemplo, não é um direito puro e simples é uma concessão do Estado.

A assessora Léa Adriany que coordena a área de educação no trânsito foi categórica ao afirmar, depois de anos como agente e observando as atitudes dos motoristas: “As pessoas transitam em seus carros sem perceber o entorno, como se estivessem em suas casas”. Este modelo de atitude denota o egoísmo e individualismo em que muitos condutores se enquadram, por isso o vereador Adeli considera a área de educação fundamental ao processo. “O tema do trânsito precisa ser debatido nas escolas desde a educação infantil. É um debate importante na formação de cidadãos conscientes do valor da vida e do impacto de suas ações frente a ela”, disse Adeli.

O vereador se comprometeu a apoiar a EPTC em ações e campanhas para educação e conscientização da população e disse também que pretende apoiar a Assessoria de Educação pelo Trânsito por meio da estrutura da Câmara de Vereadores e pela Escola do Legislativo.

“Parabenizo a EPTC pela sua atuação e sua capacidade de resolver questões de tráfego na cidade. Me coloco a disposição para seguirmos melhorando na Capital e enfrentando publicamente os crimes cometidos no trânsito”, concluiu.

Por Marta Duenas, (reg. prof. 9224)
Gabinete do Vereador Adeli Sell

Nenhum comentário: