quinta-feira, 7 de julho de 2011

Adeli critica distanciamento do agente de trânsito com o motorista e o pedestre

O vereador Adeli Sell (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (07/07), durante o período de Comunicações da Comissão Representativa, a falta de fiscalização e ausência de um plano eficiente para educação no trânsito por parte da EPTC. Segundo ele, Porto Alegre enfrenta a falência de papéis importantes na gestão do município. “Não há fiscalização afirmativa e constante. Temos que exigir que os fiscais saiam da moita e multem a olhos vistos, literalmente”, disse ele. 

Para o vereador, fica difícil compreender como autoridades do tema e a comunidade porto-alegrense não conseguem vencer a etapa do terrível diagnóstico de caos do trânsito e migrar para a melhoria e superação do sistema.

Uma façanha, no entanto, estamos conseguindo, segundo ele. “Existem mais carros na rua conduzidos por motoristas menos humanos e preparados. Mais sujeitos que, apesar do custo, do tempo e dos perigos da direção automotiva querem abandonar o transporte coletivo e protagonizar a agonia da mobilidade segurando um volante”.

Os números mostram e evidenciam que o trânsito brasileiro mata tanto quanto a guerra em países bélicos. Os jovens brasileiros morrem violentamente nos finais de semana, em saídas de festas. E de quem é a culpa? “De todos”, segundo Adeli, para quem a responsabilidade inicia em nossas casas, passa por empresas e paira no governo - em todas as esferas - que discursa e não age.

“Porto Alegre precisa de fiscalização dura e presente. Multar a vista dos motoristas, pois quem regula o trânsito precisa estar orgulhoso de fazer cumprir as leis. Sem medo, sem receios, por que temor deve ter apenas quem é infrator, quem ceifa vidas”, bradou Adeli, que vai além e indaga-se: “Se fiscaliza mal e educa pouco, o que estaria fazendo a nossa EPTC? Teria perdido seu foco?”.

A solução para a mobilidade na Capital dos gaúchos, na opinião do parlamentar, combina muitas ações: educação e formação de novos condutores, publicidade ética, fiscalização efetiva e investimento em transporte coletivo, uso de bicicletas e alternativas ao carro. “É hora de pressionar para melhorar o transporte público de passageiros, com horários adequados e com qualidade para o usuário. É hora também de exigir ciclovias, pois o Plano Cicloviário já foi alardeado, agora cabe ser feito”.

Por Tatiana Feldens (reg. prof. 13 654)
Gabinete do Vereador Adeli Sell

Nenhum comentário: