quarta-feira, 29 de junho de 2011

EPTC responde

Publico carta enviada pela EPTC em resposta às críticas que tenho feito sobre o caos e a selvageria do trânsito de Porto Alegre

A EPTC está trabalhando incansavelmente para diminuir os conflitos e os números de ocorrências de trânsito que vitimam nossos cidadãos, assim como a casa que Vossa Excelência representa, pois um trânsito mais humano se faz com ações de todas as esferas de poder, Executivo, Judiciário e Legislativo, também nessa luta deve-se engajar a sociedade  através de suas organizações e  manifestações.

A EPTC tem realizado ações concretas para minimizar as tragédias no trânsito entre elas podemos citar a Operação Balada Segura em conjunto com o Governo do Estado e DETRAN - RS, na qual todas as semanas são realizadas operações blitz noturnamente com o objetivo principal de retirar de circulação condutores embriagados. Nossas operações tem tido grande êxito na medida que cada operação flagra em média 15 condutores com níveis superiores de álcool, o que gera procedimentos administrativos e até judiciais. Dentro dessa linha de trabalho cabe descrever que partiu desta EPTC pedido de criação de Juizado Especial para Delitos de Trânsito o qual já esta sendo providenciado  pelo poder Judiciário.

Além dessas blitz que tem objetivo principal a retirada de condutores embriagados da circulação, diariamente são feitas  blitz em conjunto com a Brigada Militar para verificar condições de veículos, condutores e documentação nas quais são abordados em média 500 veículos por dia.

No último ano a EPTC instalou novos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade totalizando mais de 160 faixas de trânsito fiscalizadas; colocou dois novos radares móveis em funcionamento na cidade  aumentando assim a área fiscalizada por equipamentos eletrônicos. Dentro dessa área de tecnologia foi criada a Central de Monitoramento, uma das mais modernas salas de vídeo-monitoramento de trânsito do país sendo considerada referência para os demais municípios do Estado e até de outros Estados.

Dentro dessa sala funcionam a Equipe de Monitoramento,  que controla as diversas câmeras que monitoram o transito da cidade, Equipe de Trafego Centralizado  responsável por gerir os semáforos da cidade em tempo real, Equipe de Planejamento Semafórico, Equipe de Central  de Central de Rádio, responsável  por   gerir todas as demandas de trânsito repassadas pela população através do nosso fone 118.

Também  no final do ano de 2010 foram contratados 120 novos fiscais de trânsito, que já estão na rua  monitorando nossa cidade. Nosso  efetivo aumentou em 250 novos fiscais nos últimos 2 anos aumentando em 40% o número de fiscais nas ruas de Porto Alegre.

Não concordamos quando alguns seguimentos da sociedade afirmam que nossos fiscais estão escondidos pois diariamente são atendidas em torno de 700 ocorrências  envolvendo trânsito ou transporte publico, são  centenas os condutores autuados por  infringir a legislação de trânsito, 1200 veículos recolhidos todos os meses por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro, mais de 350 ocorrências percebidas por nossos fiscais que são demandas de outros órgãos (ex. buracos, árvores caídas, fugas de água, etc ), ou seja, nossos  "azulzinhos" estão atuando e muito. Esses números são públicos e divulgados todos os meses. Cabe aqui citar que recebemos 70 mil ligações mês referentes a demandas de trânsito e transporte público, todas atendidas.

Caro Vereador: Como órgão gestor de Trânsito e Transporte lamentamos muito o número elevado de tragédias no trânsito, mas estamos trabalhando muito para diminuir esta estatística trágica, e estamos diminuindo. Se estamos pecando em algum ponto pode ter certeza que erramos por excesso de trabalho  mas jamais por omissão.

Estamos dispostos a criar uma parceria com essa Casa, pois somente a união de esforços pode melhorar o trânsito de nossa cidade. Nossa Equipe de Educação Para o Trânsito esta com muitos projetos em andamento  e talvez em um desses a Câmara de Vereadores de Porto Alegre possa ser nossa parceira  integrando esforços assim como outros órgãos já o fazem.

Temos  vários dados e trabalhos para serem divulgados que podem ser solicitados para nossa assessoria de comunicação.

Gratos e confiantes de que o Senhor e sua bancada são parceiros nessa luta incansável de "um trânsito mais seguro e humano".

Tarciso Rene Kasper
Agente de Fiscalização de Trânsito - matr. 1104
Gerente - GECOMM
tkasper@eptc.prefpoa.com.br
55+(51) 3289-4291

Um comentário:

Felipe disse...

Assunto: EPTC - Abuso de poder - multas indevidas


Prezado Senhor Vanderlei,

Sofri abuso de poder!

No dia 06 deste mês, estava voltando do trabalho, na Getúlio Vargas, às 18:10, pelo horário e local é possível imaginar o fluxo de carros, quando vejo um Agente de Trânsito "azulzinho" de bicicleta, auxiliando uma pedestre(bonita) a passar pela faixa de segurança, ele fez sinal para que eu parasse, eu buzinei e sinalizei que era impossível...claro se eu parasse geraria um engavetamento! Bom, o servidor público saiu atrás de mim e , exaltado, perguntou porque eu não atendi seu pedido...eu disse que era impossível pelo trânsito etc etc...Bom, ele disse 'ah machão, vai levar uma continha em casa" aí eu me indignei, disse que era um absurdo que isso não ficaria assim...peguei e saí, olho no retrovisor e vejo ele me multando...faço o retorno na Getúlio e peço para ele se identificar, ele se recusou e ainda mandou eu entregar os meus documentos, aí eu disse que entregaria sem problemas, mas antes queria que ele se identificasse...como ele não quis eu saí indignado... Converso com outros agentes e descubro que ele é lotado na PCA - CENTRO, fone3289-4476, falo com seu supervisor Sr. Dagoberto o qual solicita para eu formalizar a reclamação. Bom, estava pensando não fazer, vá que ele tenha só me ameaçado etc...ontem recebo 3 multas! RECUSA DE ENTREGA DE DOCUMENTOS, NÃO DAR PREFERÊNCIA PARA PEDESTRE E RETI.REG.VEIC que eu nem sei o que significa!! Abuso de poder! Coação para interesses pessoais,ele queria se exibir que controlava o trânsito para pedestre, só pode ser isso! Reclamei até no Reclame AQUI, mas percebi que a EPTC não se manifesta,acho que ela pensa que está acima do cidadão, mas se esquece que trabalha para nós, que servem o público!! É um exemplo de abuso, só pelo fato de eu levar 3 multas em 5 minutos, no mesmo dia procurei falar com Sr. Dagoberto,hoje saí do meu local de trabalho para formalizar a reclamação, dá para perceber que não me conformo com o que aconteceu. Isso é caso de polícia!