domingo, 19 de junho de 2011

Nível de digitalização no país ainda é incipiente, afirmam especialistas

O coordenador da Setorial de T.I. José Tavares e o presidente
do PT-POA Adeli Sell abriram os debates e saudaram a participação
dos dois debatedores: Carlson Aquistapasse e Sullivan de Moura
O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre realizou nesta sexta-feira seu primeiro almoço temático. Na pauta de discussões, o Plano Nacional de Banda Larga e as Cidades Digitais. O presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, e o empresário de Telecomunicações Sullivan de Moura, da TellVale, falaram sobre o tema para um público aproximado de 60 pessoas - a grande maioria integrante da Setorial de Tecnologia e Informação.

Segundo os palestrantes, ainda falta muito para que as cidades alcancem o nível de digitalização plena no País. “Apenas 70 milhões de brasileiros tem acesso hoje à internet. A grande maioria navega no trabalho ou em lan houses”, informa Aquistapasse. Um dos fatores para o baixo acesso segue sendo o alto valor cobrado pelo serviço, completa.

Uma Cidade Digital, na opinião de Sullivan de Moura, é mais do que conectividade e infra-estrutura, é uma administração pública modernizada que faz uso inteligente da tecnologia e das aplicações para oferecer novos serviços e facilidades à população, para integrar suas dependências e oferecer aos seus habitantes uma nova perspectiva da cidadania.

Sullivan também criticou a ausência de capacidade técnica dos municípios para desenvolver projetos digitais, considerados essenciais na atualidade, visto que os benefícios da implantação digital abrangem todas as áreas, da administração pública à educação, passando pela saúde e segurança, e estendendo-se à economia do município.

Plano Nacional para Banda Larga
Conforme explicou presidente da Procergs, o Ministério das Comunicações estabeleceu uma proposta para um Plano Nacional de Banda Larga, com o objetivo de massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do país.

A expansão da oferta visa, além de acelerar a entrada da população na moderna Sociedade da Informação, promover maior difusão das aplicações de Governo Eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado, contribuindo assim para o aumento do nível de emprego no país e para o crescimento do PIB brasileiro.

O encontro foi realizado no Centro de Eventos Iole Kunze, nos fundos da sede municipal (João Pessoa, 785).

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: