segunda-feira, 2 de maio de 2011

TRANSPORTE - SOCORRO PEDEM USUÁRIOS

Os moradores do Parque Santa Fé, Madepinho, Vila Max Geiss e Fátima (Zona Norte de Porto Alegre), estão com um sério problema de transporte coletivo. Nós só temos a opção de usar a linha 632 – Fátima. Essa linha é usada por várias pessoas, além de nós, que moram no “em torno da Baltazar de Oliveira Garcia”, deixando esse coletivo abarrotado no início da manhã e no final de tarde. Muitas vezes, nós moradores dessa região mencionada no início, ficamos nas paradas (no final do dia), pois é impossível subir nos ônibus, cujos horários são escassos.
Algumas pessoas, como eu, acabam pagando duas passagens para poder ir para casa à noite. Pegamos o Parque dos Mayas – Cairú e vamos até a parada do Jardim Leopoldina. Lá descemos e esperamos o ônibus Fátima para poder ir para casa, pois nesta parada ele já está menos cheio (muitas pessoas descem nesta parada e outras tantas já desceram na Baltazar).
Para minha surpresa, agora tem mais uma novidade. Além de eu pagar duas passagens, ainda fico esperando muito tempo nesta parada, pois o ônibus Fátima está passando nesta parada (Jd. Leopoldina) “EXPRESSO”, isto é, não está abrindo a porta para as pessoas subirem nele. Pasmem, ele está com poucos passageiros nesta parada. Segundo o relato de um motorista desta linha, que não deixa as pessoas subirem, a ordem é dos fiscais da EPTC que estão no Viaduto Obirici, pois ele enche nesta parada e eles mandam ir “EXPRESSO”.
Agora pensem comigo, por favor. Até posso aceitar que na Assis Brasil ele esteja super lotado e que não caibam mais pessoas. Mas a solução é mandar “EXPRESSO” todos os dias? E as pessoas que estão nas paradas depois do Viaduto Obirici que já trabalharam o dia todo e querem ir para casa, ou as que além de trabalhar ainda vão estudar e tem horário e precisam usar este ônibus e outra infinidade de motivos que não é preciso relatar. Isso é um desrespeito com os moradores. Se a EPTC realmente está fazendo isso, ela está se preocupando apenas com o trânsito e não com as pessoas.
Mais uma vez peço que pensem comigo. Mesmo depois de esta linha passar “EXPRESSA” pela Assis Brasil e Baltazar, não há mais motivo para continuar assim no momento em que o ônibus está esvaziando. Será que estou delirando? O ônibus para na nossa cara para as pessoas descerem, ele está relativamente vazio (com vários lugares a serem ocupados) e o motorista não deixa subir, porque o fiscal da EPTC o mandou ir “EXPRESSO”. SOCORRO!!!!! Falta bom senso aos fiscais, ao motorista e à empresa de ônibus que não o orienta melhor seus motoristas e não discute com a EPTC.
E tem mais. Quando tentamos entrar no ônibus que já está relativamente vazio, o motorista tem ataques de estrelismo e diz que quem manda no ônibus é ele. Ele diz: “Não sabe ler? Não está vendo que está escrito EXPRESSO”? Será que ele não sabe que quem paga o salário dele são as pessoas que usam o coletivo? E faço mais uma observação: Se ele tem que passar EXPRESSO na Assis Brasil, como é que tem um passageiro que está todos os dias neste ônibus e eu sei que ele sobe na parada do Lindóia (pois eu o conheço)? Então o ônibus está EXPRESSO só para as pessoas que ele quer? Para os conhecidos não está EXPRESSO?
Isso é LOUCURA! Onde estão os direitos dos pobres trabalhadores? SOCORRO mais uma vez.
Espero que alguém me dê uma resposta.
Claedi Forner

Nenhum comentário: