quinta-feira, 19 de maio de 2011

Seminário vai debater os desafios da mobilidade urbana em Porto Alegre

O vereador Adeli Sell (PT) está organizando uma série de Encontros sobre temas que afetam o cotidiano do conjunto da população porto-alegrense. O primeiro debate, sobre Educação Infantil, foi realizado em abril. Para este mês de maio, será organizado um Colóquio sobre os desafios da mobilidade urbana em Porto Alegre.

É consenso entre todos que o trânsito em Porto Alegre beira o caos: congestionamentos, com excesso de automóveis, ônibus lotados, cenas de desrespeito ao ciclista e ao pedestre. O metrô ainda está longe de se tornar realidade para o usuário. Este é o cenário da mobilidade na nossa Capital.

“Como diminuir a quantidade de carros nas ruas se a compra é facilitada com incentivo do próprio governo? Como substituir o uso do automóvel pelo transporte coletivo, se nossos ônibus e lotações não oferecem a frequência, rapidez e conforto desejados pela população?”, questiona-se o vereador Adeli Sell.

Para resolver este imbróglio, o governo precisa orquestrar com maestria o uso dos espaços urbanos para a mobilidade de seus moradores em toda a cidade. “Do pedestre ao motorista, do ciclista ao usuário de ônibus, todos têm pressa e o direito à mobilidade segura e com qualidade”, avaliou.

Para debater este tema, o vereador convida todos os interessados para discutir a questão no Colóquio Os Desafios da Mobilidade Urbana em Porto Alegre que terá como debatedores: Fernando Lindner (ATM), Humberto Kasper (TRENSURB), José Antônio Verdi (Designer e estudioso do Plano Cicloviário de Porto Alegre) e Francisco Geovani de Souza (Conselho Popular da Lomba do Pinheiro). O Colóquio vai acontecer no dia 26 de maio, às 18:30 horas, na AFOCEFE (Rua dos Andradas, nº 1234, 21º andar).

(Por Tatiana Feldens (reg. prof. 13654), Gabinete do vereador Adeli Sell)

Nenhum comentário: