segunda-feira, 30 de maio de 2011

Copa do Mundo: O legado legal

Por Giovani Krug, Professor

O que irá acontecer com as nossas vidas antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014? Não se engane, daqui pra frente tudo já está sendo diferente.

Uma grande festa de aniversário, uma festa de casamento, uma festa de qualquer coisa, a qual seja motivo de qualquer coisa para comemorar, começa com os preparativos, expectativas, o acontecimento, o desmanche do cenário e as boas lembranças que ficam ou não daquele esperado momento.

A Copa do Mundo é uma grande festa, chamo-a de: FIFAFESTA ou FIFAFEST, como queiram. Trata-se bem disto, FESTA! Pois, tem que ter local (país), preparativos (caderno de encargos), dono da Festa (FIFA), organizador do evento (Brasil e suas doze sedes), obrigações a quem não foi escolhido, pediu para realizar a FESTA. Pois, pedimos, não apenas nos oferecemos. Preparamos um grande planejamento a fim de conquistarmos nosso objetivo, afinal, como não termos uma Copa de futebol se somos o país do dito cujo?

Acho até que demorou, de qualquer forma, a última vez que tivemos isto é bom nem lembrar. Já ouvistes falar no maracanaço? (Maracanaço em espanhol: Maracanazo) é o termo usado em referência à partida que decidiu a Copa do Mundo de Futebol de 1950 a favor da Seleção Uruguaia de Futebol, deixando desolados os brasileiros. A partida ocorreu no estádio do Maracanã, e é considerada um dos maiores reveses da história do futebol. Fonte:Wikipédia). (Bato tres vezes na madeira!!!) Bem, mas estamos falando de festa e não de velório. 

A Copa do Mundo, a qual já começou e quem já se deu conta disto, está no contexto, está fazendo negócios e aproveitando o verdadeiro mar de oportunidades que somente um grande evento do maior negócio do mundo pode proporcionar. Então, o antes, o durante e o depois de evento com estas proporções, já oferece múltiplas e generosas chances para todos nós. Mais do que o acontecimento em si, depois da Copa, seguiremos a vida com um legado muito legal.

Seja o legado individual (capacitação, informações, mudança de vida, caso tenha aproveitado para fazer um ganha pilas com os negócios da festa ou mesmo, removestes o pó daquele projete de fazer cursos de inglês, espanhol adiado por anos, vendas, negociação, motivação, arte de atender e receber bem as pessoas (turistas), etc...).

Seja pelo legado coletivo (ruas, estradas, hospitais, hotéis, atrativos turísticos, aeroportos ou puxados, pontes, PAC s, praças, etc..) principalmente nossa mentalidade e aprendizado de tudo isto, seja o que for.
Seja o que for só temos a ganhar e sem tem algum ou alguma pessoa, a qual duvida de tudo isto. Então, peça ou licença ou até mesmo não precisa pedir e vai de muda para outro lugar, de preferência bem longe, mas que não fique aqui na contramão do grande momento que chegou.

Legal? Festa é boa ou das buenas, como nós gaúchos gostamos de dizer, vai acontecer, porém ainda acho que o legado é melhor ainda, disto já temos certeza.

*Giovani Krug é professor do ensino superior, empresário, pesquisador, palestrante, comunicador.

Nenhum comentário: