domingo, 10 de abril de 2011

EDUCAÇÃO JÁ!

Concordo que fatos como este que aconteceram no rio referente aos assassinatos das crianças de uma escola pública devam ser divulgados a toda sociedade.
Mas ao mesmo tempo devem ser norteados de alerta para todos os que participam do processo educativo, pois não conheço nenhum outro meio de transformação do homem a não ser através da educação.
Nós, educadores, que detemos uma parcela deste envolvimento, devemos neste momento através de um processo amplo chamar todos os pais e alunos para dentro da escola e imbui-los da necessidade de partir de nós toda essa transformação.
Mostrar a todos estes pais a necessidade de participarem ativamente deste processo, junto a seus filhos, determinando limites e responsabilidades, “não é não”, pois para se viver bem em uma sociedade existe a responsabilidade de cumprirmos regras.
Em uma sociedade onde só enxergamos nossos direitos sem termo noção de nossas responsabilidades mais me parece uma permissividade do que qualquer outra coisa.
Jogarmos simplesmente nossos filhos na escola, nos escondendo atrás do “não tenho tempo preciso trabalhar”, deixando aos professores a responsabilidade ampla da formação é muito cômodo.
A formação integral do ser humano é uma coisa ampla e composta de família, escola e sociedade.
Se não nos reeducarmos, incumbindo ao outro uma responsabilidade que é nossa, introduziremos cada vez mais pessoas como esta no nosso meio, ficaremos reféns de nossas crianças e a sociedade se tornará um caos.
Primeiros as primeiras coisas, se queremos direitos temos que ter deveres.

                                     MAURO DA SILVA MIRANDA
                                                       AL PEDAGOGIA/SECRETARIO DE ESCOLA

Nenhum comentário: