segunda-feira, 7 de março de 2011

Adeli procura primeira-dama do município para tratar de proteção animal

Regina assegurou ser parceira no vereador na luta pelo bem-estar animal
A luta pelo bem-estar animal segue pautando as discussões do vereador Adeli Sell. Depois de procurar a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o Sindicato Rural de Porto Alegre, foi a vez da primeira-dama do município, Regina Becker, receber a visita do parlamentar. Dentre os assuntos abordados, o fechamento do minizôo, sanidade animal na zona rural e a situação dos carroceiros em Porto Alegre.

Adeli reportou à primeira-dama os inúmeros e-mails que tem recebido de cidadãos cobrando uma explicação para o fechamento do Minizoo Palmira Gobbi, lozalizado no Parque Farroupilha. De acordo com Regina, as instalações inauguradas em 1934 não apresentam mais condições de abrigar os seus 85 moradores, como micos-prego, jabutis, araras e papagaios.

Em recente vistoria do Ibama (julho do ano passado) o local foi reprovado e para se adequar à legislação e garantir uma vida digna às espécies que lá residem a prefeitura teria que desembolsar em torno de R$ 1 milhão de reais. “Optamos por realocar esses animais em áreas mais apropriadas, para que tenham uma vida melhor e não fiquem tão expostos como, infelizmente, acontece hoje”, disse. 

Conforme explicou, o problema não se resume às instalações. “Outros fatores que nos levam a tomar uma atitude são, por exemplo, a vulnerabilidade dos bichos à ação de vândalos, exposição à poluição, intenso fluxos de veículos na região e até as grandes obras que estão sendo realizadas próximas àquele local”.

De acordo com ela, o Ibama se comprometeu em apoiar a iniciativa. Caberá ao Instituto elaborar os procedimentos e a logística necessários para o remanejamento dos animais, bem como apresentar os criatórios conservacionistas habilitados a abrigar os bichos. Ao Executivo, a responsabilidade pela alimentação e transporte desses animais.

Sanidade e tração animal
A problemática dos animais de rua também foi tratada no encontro.  De acordo com Regina, a prefeitura estuda ações como castração, vermifugação e chipagem dos animais na zona rural da cidade. No que se refere às carroças, a primeira-dama informou que a prefeitura já lançou o edital para cadastro de moradores das Ilhas do Pavão, Grande dos Marinheiros, Flores, Pintada e Mauá que trabalham em Veículo de Tração Animal (VTA’s) ou Veículos de Tração Humana (VTH’s). Os dados coletados servirão como subsídio para implantação de programas habitacionais na região. Os cavalos, com a implantação da chipagem, serão fotografados e relacionados aos proprietários.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: