quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O POVO QUER SAÚDE DE QUALIDADE

ADELI SELL*
Há momentos em que a gente passa por situações bem complicadas, fica se perguntando: o que ganha o povo com isto?
Foi o caso do recente debate grenalizado politicamente sobre a Fundação da Saúde. Havia na Câmara duas torcidas tipo "hooligans", lembram daqueles ingleses fanáticos que iam aos jogos para arrumar arruaças e brigas?
Pois foi o que vimos ao longo de horas e horas de debate. O povo não quer saber se o médico que falta no Posto de Saúde é estaturário ou se tem carteira assinada de uma Fundação.
O povo quer e nós queremos SAÚDE PÚBLICA E DE QUALIDADE. Quem quiser e puder pagar um  plano de saúde, tudo bem. Mas a maiora não pode e como diz a Constitutição Brasileira todos tem direito à saúde e é um dever do Estado provê-la.
Por isso, se você, caro leitor, for a um Posto de Saúde, se você precisar de atendimento e não lhe dão este direito, faça valer o seu direito, buscando socorro com a gente, nós vereadores, que - por sinal - somos pagos pelos cidadãos de nossa cidade.
Não é nenhum favor para nós fiscalizar, cobrar, denunciar quando faltam médicos, quando os médicos não cumprem com sua carga horário.
Como também não é nenhum favor ter um médido ao seu dispor, quando precisar.
TAmbém quero insistir que não é justo, é injusto, ter que esperar horas e horas numa fila de um hospital. E indigno ficar numa cadeira ou numa maca numa entrada ou numa emergência esperando por uma vaga.
É inadmissível não ter remédios, especialmente para nossos idosos, para aqueles que tem que tomar medicamentos de uso continuado, como no caso do diabetes e da hipertensão, pois isto mata.
Não se pode tolerar que uma mulher que tem indícios de um câncer de mama não consiga uma mamografia.
ESta lista poderia ir mais e mais longe. E é isto que ainda acontece aqui em Porto Alegre. Pois as coisas não vão bem na saúde pública de Porto Alegre.
Por estas razões, venho de publico dizer aos nossos leitores que façam valer seus direitos. Não fiquem parados. Os senhores e as senhoras devem  levantar a cabeça e cobrar.
E quem pode e deve fiscalizar o Executivo Municipal são os vereadores. E eu sendo vereador, me coloco ao vosso inteiro dispor.
*ADELI SELL é vereador e presidente do PT-POA

Nenhum comentário: