sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Artigo: Tragédia anunciada em Porto Alegre - Uma barragem pode

Ela fica entre Porto Alegre e Viamão. Na ponta do Parque Saint Hilaire. Se estourar leva toda a Vila dos Herdeiros, na Lomba do Pinheiro, embora. Com algumas enxurradas ali já se foi um pontilhão, foram também algumas casas. Os entulhos ainda estão lá jogados para comprovar. Fotos do passado e do presente não mentem.

Algumas famílias foram retiradas, estão recebendo aluguel social, na espera por uma casa num local seguro. Outras continuam lá à mercê do perigo. Em dias de pouca chuva não passa de um valão esse córrego que, se receber chuvas torrenciais, se tornará violento e não haverá margens para segurar não só a água, que
virá cruel e furiosa, mas toneladas de aguapés e assemelhados.

Como em toda a região em que o lixo ou não é retirado ou não tem educação ambiental, os espaços com sujeira, lixo e entulhos são enormes. Não bastasse esta situação, há plantas exóticas, como três eucaliptos que estão prestes a desabar e matar pessoas.

Ali moram seres humanos. Trabalhadores (as) que vivem o medo toda vez que uma nuvem escura aparece no céu. Sofrem não apenas com a possibilidade das catástrofe naturais. Vivem, também, outras tragédias, como a do mosquito da dengue, ratazanas, toda sorte de peçonhentos, além do fedor insuportável em dias de sol quente, como são os verões em Porto Alegre.

Ali moram seres humanos como aquelas centenas de pessoas que morreram no Rio de Janeiro. Estes que estão ali não moram nestas condiões porque gostam de sofrer. São cidadãos vítimas da falta de governo.

Nossos gestores públicos não tomam nenhuma atitude para transferir estas pessoas para um lugar seguro. São os governantes os maiores culpados por tudo isto.

Esta vila a que me refiro não é de agora. Existe há muitos anos. E o perigo também.

Uma represa de 60 anos, localizada nas imediações, tomada de vegetação e toneladas de aguapés, com uma chuvarada poderá se romper e a tragédia, anunciada, ceifará vidas, como ocorreu recentemnete na região serrana do Rio.

Este cenário poderá ser evitado em Porto Alegre com uma ação rápida, eficaz e ousada da Prefeitura.

Minha parte está sendo feita, mobilizando o povo para mostrar tudo isto e falar com o senhor prefeito.

Eu amo a minha vida como amo a de meus irmãos.

Falei e disse.  E direi mais se for necessário!

*Adeli Sell é vereador e presidente do PT-POA

Nenhum comentário: