segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Adeli prestigia Feira de Descarte Tecnológico na Usina do Gasômetro

O vereador Adeli Sell saudou neste último sábado (04.12) a iniciativa do Executivo Municipal de promover a 1ª Feira de Descarte de Equipamentos de Informática em Porto Alegre. O evento, que tinha como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos equipamentos, recolheu ao longo do dia cerca de 14 toneladas de resíduos, entre eles monitores, estabilizadores, peças de HD, impressoras, CPUs e scaners.

Na avaliação do parlamentar, ao propor alternativas para uma cidade ambientalmente correta, o poder público faz a sua parte por meio da conscientização sobre a importância do descarte. “Iniciativas como esta precisam ser saudadas e incentivadas. Através dela muitas toneladas de lixo vão deixar de ser um agente de degradação do meio ambiente”, frisou o vereador.

O coordenador-geral do InovaPoa, Gabinete de Inovação e Tecnologia, Newton Braga Rosa, admitiu ter ficado surpreso com a adesão da sociedade. “Confesso que não esperava toda essa procura”, disse ele, acrescentando que a feira é a primeira ação para implementar as diretrizes de uma Política Municipal de Resíduos Sólidos na Capital. “Lixo eletrônico vale muito dinheiro. Por isso queremos educar o cidadão para a cultura da separação e do destino correto do resíduo. Atrelado a isso, queremos criar um sistema que seja economicamente sustentável para a sociedade”, disse Braga Rosa.

Os equipamentos em condições de uso, ou que puderem ser recondicionados, serão encaminhados ao Centro de Recondicionamento de Computadores do CESMAR Irmãos Maristas e, posteriormente, destinados para entidades beneficentes.

Já o DMLU irá encaminhar os equipamentos arrecadados para empresas especializadas em reciclagem de plásticos, metais e placas de circuito impresso. Os componentes restantes serão reciclados para diminuir a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam necessários para a produção de novos componentes e equipamentos, garantindo assim uma melhor preservação da natureza.

Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: