sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mobiliário urbano é preocupação de Adeli


O vereador Adeli Sell reuniu-se na manhã desta sexta-feira, dia 6, com Izabel Christina Matte, secretária municipal de Planejamento Estratégico, e com Maurício Cunha, coordenador jurídico, no Paço Municipal de Porto Alegre. O motivo da reunião, solicitada por Adeli, foi manifestar a preocupação sobre o estado de degradação em que se encontra o mobiliário urbano da cidade, como paradas de ônibus, lixeiras e banheiros públicos; bem como sobre a situação de risco do Hortomercado Municipal, inclusive com risco de incêndio devido à precariedade de sua rede elétrica.

O Dr. Maurício Cunha informou que a Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano de Porto Alegre (Caimu), formada por diversos órgãos e secretarias municipais, está trabalhando para, num prazo de 90 dias, apresentar um projeto para licitação que atenda às necessidades dos cidadãos e contribua para o embelezamento da cidade. A ideia é conceder os equipamentos ao setor privado, com regras de instalação e manutenção, mas sempre tendo presente que se trata de um serviço público prestado ao cidadão, portanto, além de beleza estética, deve atender ao conjunto dos moradores, em todas as regiões da cidade. A nova legislação, aprovada no final de 2009, que amplia de 5 para 10 anos o prazo de concessão do mobiliário à iniciativa privada é, em sua opinião, decisiva para que empresas se interessem por realizar investimentos mais significativos.

Quanto à situação do Hortomercado, a secretária Izabel Matte disse que as medidas de remodelação do local – que concorda serem necessárias e urgentes – dependem da definição e aprovação do traçado dos Portais da Cidade, o que deve acontecer no prazo de um mês. A ideia é integrar a remodelação do Horto ao que já está em execução no Chalé da Praça XV e Largo Glênio Peres.

Adeli aproveitou a ocasião para sugerir que, assim que a Prefeitura esteja com os projeto elaborados, os técnicos e gestores compareçam à Câmara para participar de uma Sessão Temática, realizada às quintas-feiras, informando o conjunto dos vereadores sobre os encaminhamentos propostos. A ideia de Adeli é contribuir para que a cidade se qualifique e embeleze, com ousadia e responsabilidade, para assumir seu papel de Capital da Copa, como cidade acolhedora, alegre e adequada para a convivência de seus cidadãos.

Lucia Jahn - MTb 16502 - Tel. 3220.4254 - 6/8/2010

Nenhum comentário: