quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fundação Banco do Brasil seleciona e apoia tecnologias sociais


Oliveira (d) apresentou projetos do BB ao plenário

O representante da Gerência de Parcerias, Articulações e Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil (FBB), Jefferson D"Avila de Oliveira, foi o palestrante convidado para o período de Comunicações temático da sessão desta quinta-feira (17/6) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Oliveira mostrou que a FBB apoia projetos que envolvem tecnologias voltadas para a melhoria da qualidade de vida, dos quais se transformam em políticas públicas.

Segundo Oliveira, a FBB tenta identificar soluções que atendam a dois pilares básicos: educação e geração de renda. "Queremos incluir e educar pessoas para que a vida delas melhore", frisou. Conforme o palestrante, com o objetivo de conhecer e escolher iniciativas que cumpram essa premissa, em 2001 a FBB, em parceria com a Petrobras, criou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Podem participar do certame instituições sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais, prefeituras e universidades.

As tecnologias certificadas pelo prêmio, segundo Oliveira, passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais da FBB, um cadastro digital que permite aos gestores públicos, empreendedores sociais e lideranças comunitárias compartilharem soluções aplicáveis a suas realidades. Atualmente o Banco conta com quase 600 tecnologias sociais certificadas. O Rio Grande do Sul, de acordo com Oliveira, está em quinto lugar em número de projetos inscritos ao longo das cinco edições do prêmio. Uma das propostas destacadas é o Projeto Pescar.

Oliveira ainda citou alguns projetos selecionados e apoiados pela FBB que tranformaram-se em políticas públicas. Entre eles, estão as cisternas para armazenamento da água da chuva, hoje difundidas no Nordeste do Brasil. A iniciativa tem por objetivo garantir água potável e minimizar os efeitos das frequentes secas prolongadas na região.

O vereador Adeli Sell, articulador do encontro, agradeceu a presença de Jefferson frisando que as tecnologias sociais são o caminho para incluir mais e mais pessoas na sociedade do trabalho e do consumo. O parlamentar também solicitou ao líder do governo na Câmara, João Dib (PP), repassar as propostas ao Prefeito José Fortunati.

(Por Claudete Barcellos, Asscom CMPA. Informações adicionadas por Asscom PT-POA)
Foto: Maria Helena Sponchiado -CMPA

Nenhum comentário: