quarta-feira, 19 de maio de 2010

JUVENTUDE

Rodrigo Maroni*

"Acredito nos jovens a procura de caminhos novos, abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século" - Cora Coralina.

 Juventude. Este é um tema sobre o qual todas as pessoas tem alguma opinião. Ninguém duvida ser uma fase importante na vida de todos nós. É na juventude que forjamos nosso caráter. Assisti a dois filmes nos últimos dias que têm relação com o assunto: “Juventude”, de Domingos Oliveira; e a releitura da grande obra de Lewis Carroll, “Alice no País da Maravilhas”, por Tim Burton. Ambas as obras abordam a importância desta época de nossas vidas. O quanto é fundamental nossas experiências na juventude na formação do que seremos.

Podemos ter pontos de vista com alternativas e perspectivas diferentes, sobre esta fase da vida, que todos nós passamos. Tendo em vista que a vida é uma caminhada, sem fórmula nem projetos pré-definidos, é bem possível que todas essas visões tenham de fato um pouco de razão, dentro da lógica de cada um, que define valores e princípios.

Alguns consideram jovens aqueles entre 16 e 24 anos. Eu prefiro tratar a juventude como um estado da alma que reside em nós por toda a vida. Quando mais jovens, temos direito de arriscar e ousar viver momentos mais intensos de descobertas. Mas também é um período de dificuldades, de transição para a vida adulta. Não é fácil crescer. Imaginem então, isso tudo com o acréscimo das dúvidas naturais que acompanham qualquer evolução.

Penso que o partido político possa ser importante na formação da nossa juventude. Não como instrumento de verdades absolutas ou como doutrinador. O partido deve ser, para o jovem, uma escola. Um lugar onde se possa aprender a ser cidadão, através do diálogo, da participação, e principalmente, do respeito à individualidade. Justamente por essa compreensão, entendemos que mesmo nesta fase, em estágio latente de idéias e reivindicações, é possível organizar uma juventude forte, com unidade na ação e tolerante às diferenças na sua prática de convívio e construção. Em nosso país apenas 39,5% dos jovens de 16 anos terminam o ensino fundamental, sendo que 55,1% dos jovens de até 19 anos não conseguem concluir o ensino médio e 74% da população não consegue entender um texto simples. Mesmo assim, pesquisas comprovam que os jovens têm na lista de seus assuntos mais importantes a educação, ainda que não pareça, pois é característica do ser humano a superação, o direito de sonhar com tempos melhores.

E se a espécie humana pode ser generosa, que possamos estender esta generosidade pela vida inteira, de forma consciente, coletiva e por um propósito de felicidade comum. Tempos melhores para todos. Tempos felizes à maneira de cada um.

* Rodrigo Maroni - da Assessoria do Deputado Estadual Fabiano Pereira

Nenhum comentário: