sexta-feira, 21 de maio de 2010

Adeli participa da inauguração do Projeto Justiça Comunitária



O vereador Adeli Sell e o deputado estadual Adão Villaverde estiveram presentes ontem à noite (20.05) na inauguração das instalações do Núcleo de Justiça Comunitária no bairro Bom Jesus. O projeto Justiça Comunitária faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

A proposta é democratizar o acesso à Justiça, como forma de restituir aos cidadãos a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira pacífica e justa, com o auxílio de agentes comunitários. "Buscamos pelo empoderamento da comunidade na resolução dos seus conflitos antes que se tornem demandas oficiais", sintetizou Ana Rangel, Assistente Social do Projeto.

Nestes núcleos os moradores da comunidade são conscientizados sobre os seus direitos e recebem capacitação em técnicas de mediação de conflitos.

Ana Cristina de Lima, Coordenadora do Núcleo do Projeto, conta que os 25 agentes vão receber capacitação permanente de uma equipe constituída por uma psicóloga, uma advogada e uma assistente social. O trabalho será realizado de acordo com a disponibilidade de cada um, tendo em vista ser uma ocupação voluntária.

"Este projeto não tem ligação com o poder judiciário nem com a polícia. Vem justamente contra a esses dois poderes. Queremos evitar o ingresso de ações e a ocorrência de violência", ressaltou.
Sandra Ceta, a advogada, avalia que o mais importante está por traz da mediação de conflitos. "Vamos trabalhar a resignificação dos valores, o direito adquirido. Estamos buscando também a construção de uma sociedade voltada para a Paz", complementou.

A sede do núcleo fica localizada no Centro Cultural James Kulisz (Av. Joaquim Porto Villanova, 143).

Texto e Fotos de Tatiana Feldens/Jornalista

Nenhum comentário: