quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cidade Poema homenageia Núcleo de Ecojornalistas do RS

A mais nova iniciativa do projeto Cidade Poema (www.cidadepoema.com) é uma homenagem ao Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS): um adesivo ilustrado pelo artista plástico Guilherme Moojen, com o poema “Desmatamento”, de Luis Fernando Verissimo, foi aplicado nesta segunda-feira (29 de março) na porta da sede da entidade, localizada no terceiro andar do prédio da Associação Riograndense de Imprensa (Borges de Medeiros, 915).

Lançado em 2009, o Cidade Poema vem espalhando versos pela cidade e unindo a poesia às artes visuais, em iniciativas que vão de outdoors a pequenos imãs de geladeira e bolachas de chope, de adesivos com ilustrações aplicados em locais públicos a minimetragens poéticos exibidos em cinemas. No mês de lançamento, foram 25 outdoors com poemas de Celso Gutfreind e ilustração de Guilherme Moojen, além de 30 ônibus circulando com poemas de nove autores e fotografias de Fernanda Bigio Davoglio. Em abril próximo, quando completa seu primeiro aniversário, o projeto idealizado pela jornalista e escritora Laís Chaffe será novamente parceiro da Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoa Literária). Novos outdoors e busdoors poéticos estarão nas ruas, haverá leitura de poemas durante o festival e o Jornal Vaia dedicará sua próxima edição especialmente ao Cidade Poema e à FestiPoa.



NEJ
Pioneiro no país, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul é uma ONG que tem por finalidade incentivar e qualificar a cobertura jornalística na questão ambiental no Estado. Entre suas atividades estão a realização de cursos para jornalistas e estudantes, a elaboração de publicações e promoção de eventos para a difusão de saberes relevantes à preservação ambiental. Neste ano em que completa seu 20º aniversário, acaba de ser agraciado com a medalha Cidade de Porto Alegre. A solenidade foi na última sexta-feira, 26, quando a cidade completava seus 238 anos.
O NEJ/RS é também responsável pela criação da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais, possui o programa de rádio Sintonia da Terra, que vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 10h, na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem várias obras publicadas, entre as quais o livro Jornalismo Ambiental - Desafios e Reflexões. Por sua atuação, o NEJ/RS é hoje uma organização com credibilidade não somente no meio do jornalismo ambiental, mas também entre as ONGs, entidades, ambientalistas, pesquisadores, instituições públicas e privadas de meio ambiente de todo o país.

O CIDADE POEMA já fez parcerias com: Ames Magnetos, A.R. Bordados, Associação Gaúcha de Escritores, Bona Propaganda, Câmara Rio-Grandense do Livro, Casa Verde, Cerveja Coruja, Cinesystem, blog Comunicante, DaRosa Filmes, FestiPoa Literária, Goethe-Institut, Grupo LZ, Impacto Signs, Jornal Vaia, Juenemann & Associados, Letras & Cia Livraria-Café, Livrarias Nobel, Palavraria Café e Livros, Portal Artistas Gaúchos, PrintMaker Design de Comunicação, Sapere Aude! Livros, Shopping Total, Pinta Porto Alegre, A Toca Bar e Restaurante, Unimed Porto Alegre, Zaffari.

Agradecimentos: Adair Gass, Adeli Sell, Adriana Ames, Airton Zaffari, Auracebio Pereira, Beatriz Vailati, Carlos Cartell, Carlos Scomazzon, César A. Hinterholz, Claus Herzer, Daniel Weller, Eduardo Oltramari, Fernando Ramos, Flávio Vieira, Gerson Silva, Gisele de Barros Ramos Vaz, Gustavo Hickman, Karine Diniz, Luiz Ben Venutti, Luiz Paulo Faccioli, Marcelo Spalding, Márcio Pizzato, Marcus Zanettelo, Micael Eckert, Orlando Bona Filho, Oscar Bessi Filho, Sílvia Rachewsy Lemos, Sônia Zanchetta.

Aos poetas, luz e sombra, chateaus e chandons.------NEI LISBOA


Laís Chaffe

www.cidadepoema.com

www.chaffe.com.br

www.casaverde.art.br

55 51 3407 8223

55 51 91 21 77 07

Nenhum comentário: