domingo, 28 de março de 2010

Telia Negrão recebe título de Cidadã de Porto Alegre


A Câmara Municipal entregou, em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (26/3), o título de Cidadã de Porto Alegre à jornalista Telia Negrão Tonhozi, coordenadora nacional da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos. Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT) e comandada pelo presidente da Câmara, Nelcir Tessaro (PTB), a solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha, com a presença de autoridades, militantes dos direitos humanos, amigos e familiares da homenageada.

Definindo Telia como uma "brava feminista", Adeli disse que, ao homenageá-la, a Câmara reconhece a luta coletiva pelos direitos das mulheres, que começou no século XIX, contando com líderes como Luciana de Abreu, professora e escritora, e também com a médica Rita Lobato. "Mas mais que a professora e a médica, é a mulher comum que mais se beneficia com essa luta, pois passa a ver que pode ter voz", ressaltou. Conforme Adeli, Telia merece ser homenageada, pois tem dedicado sua vida a mostrar que, nas palavras de Simone de Beauvoir, "não se nasce mulher, mas se torna mulher", numa eterna construção e busca por respeito, espaço e valorização.

Quando propôs a homenagem, Adeli lembrou que Telia nasceu em 1954 em Mato Grosso, morou e estudou no Paraná e chegou a Porto Alegre em 1991. Contou que, desde a adolescência, ela despontou como líder no movimento cultural e estudantil, tornando-se conhecida pela defesa da redemocratização do país e pela participação nas agendas sociais, antidiscriminatórias e feministas. Na capital gaúcha, Telia começou a atuar como jornalista de cultura e em movimentos sociais, passando a assessorar o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Em 1996, ajudou a fundar a organização não-governamental Coletivo Feminino Plural. Participou também da criação do Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, tornando-se a primeira presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (de 1997 a 2001).

Ao receber o título - concedido em forma de medalha e diploma -, Telia agradeceu o reconhecimento da Câmara e lembrou de sua trajetória desde Mato Grosso. Saudando a família numerosa e todos os presentes, destacou a importância da honraria recebida do Legislativo como forma de contribuir para a visibilidade das mulheres na sociedade e na esfera pública. Segundo Telia, as mulheres e meninas ainda não são respeitadas e valorizadas como deveriam, padecendo com a violência e a discriminação - contra as quais tem lutado toda a sua vida. "Muito obrigada a todas as pessoas que estão aqui, a toda a Porto Alegre e ao mundo que me fez, neste dia, ser conhecida como uma cidadã honorária de Porto Alegre", declarou.

Além da homenageada e de Tessaro, compuseram a Mesa durante a sessão a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcea Freire; as deputadas federais Maria do Rosário e Emília Fernandes, além do presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Carlos Pippi da Motta.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) - CMPA
foto: Lucia Jahn

Nenhum comentário: