domingo, 21 de março de 2010

SOS AOS USUÁRIOS DO SUS


Lauro Belini

Ao buscar atendimento no Centro de Saúde Santa Marta, no dia 28/03/2010, fui surpreendido com o nível de atendimento dispensado naquela unidade de saúde pelas razões que exponho a seguir:

O Atendente do guichê 02, ao receber os pacientes, que chegam a ficar cerca de 30 min. na fila em determinados momentos, orienta as pessoas a entrarem na fila ao lado, do guichê 03, para fazerem diferente do que está indicado nos “cartazes” indicativos de procedimentos, ou seja, no cartaz que estava exposto no pilar consta o seguinte: “CARTÃO SUS E CARTEIRA DO POSTO” Horário: Manhã das 08:30 as 12:00 h – GUICHES 01 E 02... AUTORIZAÇÃO DE EXAMES E MARCAÇÃO DE ESPECIALISTAS GUICHES 03 E 04

Como fui fazer a carteira do posto, para depois fazer a marcação de consulta, ordem natural de atendimento, ela me disse que deveria entrar na fila ao lado, guichê 03, contrariando o escrito nos cartazes...

OBS. 1: O BALCÃO TEM 07 POSIÇÕES PARA ATENDIMENTO, PORÉM APENAS 03 POSIÇÕES ESTÃO EQUIPADAS PARA PRESTAR ATENDIMENTO (COM TERMINAL DE COMPUTADOR) E TRÊS ATENDENTES, SENDO QUE UMA DELAS REVESA ATENDIMENTOS NO BALCÃO COM OUTRAS ATIVIDADES;

OBS. 2: o guichê 01, mesmo equipado para atendimento, não estava sendo utilizado;

OBS. 3: MÉDIA DE IDADE DOS USUÁRIOS DEMANDANTES DOS SERVIÇOS, NAQUELE DIA, DEVIA ESTAR ENTRE 55 E 60 ANOS DE IDADE;

OBS. 4: NAS FILAS NÃO HÁ PREFERÊNCIA PARA IDOSOS OU MESMO PARA USUÁRIOS DE MULETAS OU PORTADORAS DE CRIANÇAS DE COLO;

OBS. 5: Ouvi pessoas dizerem que a atendente deveria trabalhar em veterinária, não com o atendimento ao público, tal é o nível de respeitabilidade e atendimento dispensado pela atendente;

OBS. 6: O HORÁRIO DE ATENDIMENTO É DAS 08:30 AS 12:00 H CONFORME CONSTA NOS CARTAZES, PORÉM QUANDO CHEGA POR VOLTA DAS 11:40 H A ATENDENTE SUSPENDE A ENTRADA NA FILA PORQUE O HORÁRIO DE TRABALHO DELA É ATÉ AS 12:00 H.

OBS. 7: Neste dia, se encontrava na frente do prédio do referido centro um ônibus com placas de Camaquã, um carro com placas de Esteio e outro carro com placas de Viamão QUE LEVARAM PACIENTES PARA SEREM ATENDIDOS NAQUELA UNIDADE de atendimento ...

Pasmem, enquanto aguardava pelo atendimento de uma funcionária para marcação da consulta, em conversa com outros pacientes, ouvi que o culpado de tudo isso era o Lula, que se preocupa em enviar equipes médicas para o Haiti e Chile para fazer “média” com os estrangeiros e deixa nosso sistema de saúde na bagunça que se encontra... o que, evidentemente, tive que interferir e dizer que a responsabilidade de gestão do SUS é da Prefeitura Municipal, portanto, é responsabilidade do Prefeito Fogaça e fiscalização dos Senhores Vereadores, a quem sugeri que deveriam recorrer, e relatar suas insatisfações...

Para quem se elegeu dizendo que instalaria, no mínimo, uma unidade básica de atendimento à saúde por bairro, acho que está na hora, ou melhor, já estamos atrasados em fazer as cobranças das promessas de campanha... prometeu, e não cumpriu na prefeitura, imagina o quanto prometerá na campanha para o governo do estado...

SUGESTÕES:

a) Aos Srs. Vereadores, já que não precisam utilizar o atendimento do SUS por terem possibilidades de convênios com outras entidades de prestação de serviços médicos, ou mesmo por terem a disposição serviços de atendimento médico e odontológico no espaço da Câmara de Vereadores, enviem alguém de seus gabinetes para “simularem” a necessidade de atendimento médico através do SUS, nos centros de saúde, e constatarem/fiscalizarem o nível de atendimento dispensado aos contribuintes, que pagaram compulsoriamente, durante muitos anos e que hoje precisam utilizar estes serviços que o “Estado” tem o dever constitucional de prestação destes serviços a níveis, no mínimo, satisfatórios;

b) Obrigatoriedade de utilização de crachá com letras do nome e número de matrículas grandes, bem visíveis, e de preferência com nome na frente do guichê;

c) Utilização de uma urna, ou outro tipo de “baú“ para recolhimento de sugestões e/ou reclamações, inclusive, de preferência, com um formulário padrão para emitir opinião sobre a qualidade de atendimento dos atendentes...

d) Análise e proposta de reestruturação das formas de atendimento, marcação de consultas e exames laboratoriais...

e) Disponibilizar um guichê para atendimento de idosos, deficientes e portadores/condutores de crianças de colo...

f) Elaboração de PL que estabeleça limite de tempo para permanência nas filas, a exemplo do que acontece nos estabelecimentos bancários...

g) Agilização no tempo de marcação de consultas e exames laboratoriais. É inconcebível uma pessoa enferma ou com qualquer problema de saúde, ter que esperar 15 dias, no mínimo, para ser atendido por um(a) médico(a) que ainda encaminhará o paciente para a realização de exames laboratoriais e demorar mais 7 dias ou mais para obtenção dos resultados de exames até a apresentação destes ao médico que lhe atendeu...

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