quarta-feira, 10 de março de 2010

Pela liberdade de imprensa!


Adeli Sell*
Nossa bandeira sempre foi e sempre será a liberdade de imprensa. O PT nasceu lutando contra a ditadura e suas mordaças. Nossa história se construiu com textos que passavam de mão em mão, impressos muitas vezes ao risco da liberdade, músicas cantadas “apesar de você”, numa imprensa que resistia para conseguir informar um mínimo do que acontecia, mesmo que fosse nas entrelinhas que os censores não percebessem.

Por isso, os ataques feitos a nós do PT a partir de um fórum organizado pelo Instituto Millenium são intoleráveis, ao tentar colocar o carimbo de agentes da censura na testa do PT.

Lembramos que os chefes da mídia conservadora boicotaram a recente Conferência de Comunicação e fizeram a sua paralela. A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi um processo democrático que ocorreu em todos os Estados da Federação, culminando, em dezembro último, com o encontro nacional dos 1,3 delegados, entre empresários, movimentos sociais e governo. A contrapartida, organizada pela Millenium, foi para 180 participantes, que desembolsaram R$ 500 por dia de atividade. E agora, do alto da representatividade desse encontro, aproveitam o IV congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores – cujas resoluções apenas reiteram o controle público das mídias -, para nos acusar de stalinistas e ditatoriais.

O que seria cômico, não fora trágico, é estarem entre estes poucos, os proprietários dos grandes meios de divulgação, que monopolizam informações e se gabam de eleger e derrubar governos a seu bel prazer. Uma grande mídia que age deslavadamente operando omissões, criando factóides, deturpando e mentindo.

Em Porto Alegre, por iniciativa do PT de Porto Alegre, reunimos militantes da mídia: imprensa alternativa, blogueiros, twitteiros. A ideia de todos é que urge organizar uma Frente de Mídia Livre e democrática, sem medo de responder críticas e muito menos de receber críticas por isso.

Ou seja, sem subterfúgios, queremos – como sempre fizemos – vir a público para expor nossa visão real, sempre abertos para o debate democrático:

- Pela liberdade de imprensa!
- Pela verdade!
Adeli Sell é vereador e presidente do PT/Porto Alegre

Nenhum comentário: