segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

4º Seminário de Políticas Sociais integrará Fórum Social Mundial

4º Seminário de Políticas Sociais integrará Fórum Social Mundial


Senadora Marina Silva e Professor Boaventura estão entre os convidados

Entidades da sociedade civil, militantes e acadêmicos vão discutir, no ambiente do Fórum Social Mundial 2010, perspectivas e avanços no campo das políticas sociais no Brasil e no mundo no 4º Seminário de Políticas Sociais - O Papel Público das Políticas na Garantia dos Direitos Sociais, no dia 27 de janeiro, em São Leopoldo.

Nesta edição, o evento contará com nomes importantes do cenário mundial como o professor Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, Silvio Caccia Bava, sociólogo e coordenador executivo do Instituto Pólis, e a senadora Marina Silva.

A ideia do Seminário nasceu no contexto de preparação do Fórum Social Mundial de 2002, realizado em Porto Alegre. Esta experiência se repetiu, ainda, em 2003 e 2005, acompanhando as mudanças no cenário brasileiro, latinoamericano e mundial.

Importância do Seminário

No ano em que o Fórum Social Mundial completa 10 anos de história, Porto Alegre realizará um seminário de avaliação dos processos desencadeados por este grande movimento mundial por um “outro mundo possível”. Daí a importância de se retomar a ideia que originou a proposta do Seminário de Políticas Sociais, resgatando o debate travado nos seminários anteriores e olhando para o contexto atual.

O tema escolhido – O papel público das políticas na garantia dos direitos sociais – propõe a análise e o debate sobre as realidades, possibilidades e limites da garantia dos direitos sociais e da materialização das políticas sociais a partir do protagonismo do Estado, dos governos e das organizações da sociedade civil e suas novas relações. Busca enfocar o momento atual em que se percebe o abandono progressivo da ideia de um Estado mínimo e uma responsabilização crescente dos governos pela implementação das políticas sociais tendo em vista a necessidade de uma integração, agora sob outras bases, entre o poder público e as organizações da sociedade civil, avaliando e reconfigurando os papeis de ambos.
PROGRAMAÇÃO:

15h - Abertura e mística

15h30 - As Políticas Sociais e a sua expressão nas realidades contemporâneas – Silvio Caccia Bava (Instituto Polis e Le Monde Diplomatique) e Hélios Puig Gonzáles (Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul)

16h30min – Debate

17h – Intervalo

17h10 - O papel público das Políticas na garantia dos direitos sociais – Marina Silva (Senadora) e Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra)

18h30 - Debate

19h30 - A Agenda Mundial das Políticas Sociais 2010 - revisada e atualizada – José Rogério Lopes (Unisinos)

20h – Encerramento

SERVIÇO

EVENTO: 4º Seminário de Políticas Sociais - O Papel Público das Políticas na Garantia dos Direitos Sociais

DATA: 27 de janeiro de 2010, das 15h às 20h

LOCAL: Anfiteatro Padre Werner, da Unisinos, em São Leopoldo/RS

INSCRIÇÕES: pré-inscrições gratuitas pelo site www.ihu.unisinos.br

INFORMAÇÕES: www.seminariopoliticassociais.blogspot.com

Telefone: (51) 3591.1122

Email: humanitas@unisinos.br

www.ihu.unisinos.br

CONTATO PARA A IMPRENSA:
Vanessa Martins
martinscomunic@gmail.com








SUGESTÕES DE ENTREVISTA:
Silvio Caccia Bava (Instituto Polis e Le Monde Diplomatique)
sociólogo, coordenador executivo do Instituto Pólis – Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA.
Possui ampla experiência na área de planejamento urbano e regional e é autor de diversos artigos sobre movimento de trabalhadores, movimentos sociais, lutas sociais e poder local.

Hélios Puig Gonzáles (Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul)
Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). Atualmente é Técnico da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização da periferia, urbanismo, lógica espacial da acumulação capitalista, economia urbana, urbanização e espacialização da pobreza.

Marina Silva (Senadora)
É pedagoga, ambientalista e candidata à presidência da República pelo Partido Verde (PV). Senadora pelo estado do Acre e ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula.

Boaventura de Sousa Santos
Doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É diretor do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril, dessa mesma universidade. É atualmente, um dos principais intelectuais da área de ciências sociais, com mérito internacionalmente reconhecido, tendo ganho especial popularidade no Brasil, principalmente, depois de ter participado nas três edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Prof. Dr. José Rogério Lopes – PPG em Ciências Sociais – Unisinos
Possui doutorado em Ciências Sociais e Mestrado em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil e Graduação em Pedagogia, Universidade de Taubaté, Brasil.
Atualmente é professor titular do PPG em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, e em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, imagética religiosa, devoções populares, pobreza, processos de exclusão e cidadania.

Atenciosamente

Vanessa Martins - jornalista

F:(51) 9323.0459

msn: martinscomunic@hotmail.com

Martins Comunicação Ltda

Nenhum comentário: